Os interessados em se cadastrar ou indicar seus municípios para a realização de cursos da Sedec deverão preencher o formulário de inscrição no endereço www.defesacivil.gov.br/capacitacao/cursos2006.asp.
Administradores municipais ou cidadãos autorizados pelas prefeituras, interessados em organizar coordenadorias municipais de Defesa Civil (Comdec), têm até 10 de março para solicitar pela internet a realização de cursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Com a iniciativa, a Sedec pretende descentralizar os cursos em 2006 e interiorizar suas ações para facilitar o acesso da população residente em cidades distantes dos grandes centros.
As distâncias entre municípios e capitais em diversos estados impossibilitam, muitas vezes, o deslocamento de alunos por falta de recursos. Para a realização dos cursos, a secretaria indicará os agentes capacitadores e custeará as despesas com professores e com material didático. As prefeituras deverão se responsabilizar pelo local para as aulas, pela indicação dos alunos de acordo com os requisitos de cada curso e pelo apoio ao instrutor designado para atuar nas aulas.
A estimativa é de que neste ano 22 mil pessoas em todo o país participem dos cursos da secretaria, que pela primeira vez montará calendário de capacitação conforme as demandas da população. Os interessados em se cadastrar ou indicar seus municípios para a realização de cursos da Sedec deverão preencher o formulário de inscrição no endereço www.defesacivil.gov.br/capacitacao/cursos2006.asp. A secretaria irá analisar as demandas e decidirá sobre a localização dos 270 cursos previstos para 2006.