O Procomun alerta os consumidores como se deve evitar prejuízos e como proceder ao adquirir materiais escolares dos filhos no ínicio deste ano.
O Procomun alerta os consumidor como se deve evitar prejuízos e como proceder para adquirir materiais escolares dos filhos no ínicio deste ano.
Segundo a diretora do Procomun, Wilza de Brito Malta, nesta época do ano acontece um aumento nas ligações para o órgão em busca de esclarecimentos sobre os cuidados que se devem tomar na efetuação das matriculas escolares e materiais escolares.
O Procomum faz algumas recomendações nas compras escolares:
Atenção com a cobrança de taxas de material escolar, que são comuns nesta época e são permitidas por lei, mas só podem ser obrigatórias se o produto não estiver à venda em outros estabelecimentos comerciais;
As escolas têm obrigação de fornecer as listas aos alunos, para que os pais possam pesquisar preços e escolher o fornecedor de sua preferência;
Antes de ir as compras verifique o que é possível reaproveitar materiais do ano anterior; ao fazer a pesquisa de preços;
Leve em consideração as taxas de juros na hora de optar por compras a prazo;
Combine com amigos e vá às compras, pois existem lojas que dão descontos especiais para compras em grande quantidade; nem sempre o material mais caro e sofisticado é o melhor. É importante que se busque comprar somente o necessário.
Caso ocorram problemas com a mercadoria adquirida, mesmo que ela seja importada, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. O prazo para que sejam feitas as reclamações é de 30 dias para os produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. O consumidor deve sempre exigir a nota fiscal, pois este documento é indispensável no caso de problemas com a mercadoria.
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor deve ligar para o Procomun através do telefone 3327-3229.