Durante o mês de janeiro, os reeducandos que ainda permanecem na unidade ficarão sem acesso ao pátio externo de segunda à sexta-feira, sendo apenas liberados para circular no espaço nos sábados e domingos. Esse acordo garante que os trabalhos sejam concluídos de forma mais rápida.
A Secretaria Executiva de Ressocialização iniciou hoje a segunda fase da reforma do Presídio Rubens Braga Quintella Cavalcanti. Nesta etapa, serão recuperados o módulo inferior e a escola da unidade prisional depredados durante os conflitos ocorridos no mês de novembro.
De acordo com o secretário de Ressocialização, Ten. Cel. PM Aurélio Rosendo, as obras estão sendo realizadas utilizando a mão-de-obra da própria secretaria no intuito de otimizar os custos com a obra. “Todo o processo de reestruturação vem sendo acompanhada e monitorada por um engenheiro para garantir a qualidade do trabalho”, diz o secretário.
Para dar continuidade ao trabalho de reestruturação do prédio, a cúpula da Ressocialização junto com representantes da Comissão Estadual de Direitos Humanos, Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social, Conselho Penitenciário, Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, realizaram duas reuniões na semana passada com os reeducandos da unidade prisional visando à adoção de medidas que auxiliassem a conclusão dos trabalhos.
“Durante o mês de janeiro, os reeducandos que ainda permanecem na unidade ficarão sem acesso ao pátio externo de segunda à sexta-feira, sendo apenas liberados para circular no pátio nos sábados e domingos e as visitas acontecerão normalmente. Esse acordo garante que os trabalhos sejam concluídos de forma mais rápida”, explica Rosendo.
O secretário informou ainda que as obras têm um prazo de 30 dias para serem concluídas. Além da reconstrução das paredes da escola, também vão ser recuperadas as estruturas das celas e o fechamento adequado dos túneis descobertos no último final de semana.
“Na reforma vai haver algumas modificações na estrutura da unidade. Essas modificações são para ter um melhor controle da situação dentro do presídio e proporcionar mais tranqüilidade para as pessoas que trabalham na segurança da unidade prisional”, afirmou o secretário.
Na manhã desta segunda-feira (02), a secretaria realizou de forma pacífica a transferência de 42 reeducandos do Presídio Rubens Quintella para o módulo quatro no Presídio Baldomero Cavalcanti.
A escolha dos detentos a serem transferidos foi discutida também durante as reuniões da semana passada com representantes de módulos e de órgãos ligados ao Sistema Penitenciário de Alagoas.
“Com a transferência, o Rubens Quintella conta hoje com uma população carcerária de 192 reeducandos distribuídos entre a enfermaria e o raio superior, que foi totalmente recuperado. Todas as medidas adotadas são para colocar novamente o presídio em funcionamento completo. Assim que as obras terminarem, os reeducandos transferidos retornam para a unidade de origem sem maiores problemas”, ressalta o secretário.