O então presidente da Casa, vereador João Sampaio (PDT) foi destituído do cargo em sessão extraordinária realizada no dia 27 de dezembro acusado de várias irregularidades. Sampaio foi afastado por decisão de seis dos nove vereadores que integram o Legislativo de Jequiá.
A Câmara de Jequiá da Praia realiza uma sessão extraordinária na próxima terça-feira, dia 10, para eleger um novo presidente.
O então presidente da Casa, vereador João Sampaio (PDT) foi destituído do cargo em sessão extraordinária realizada no dia 27 de dezembro acusado de várias irregularidades. Sampaio foi afastado por decisão de seis dos nove vereadores que integram o Legislativo de Jequiá.
O plenário acatou uma representação apresentada pelo vereador Benedito Felizardo (PP) propondo a destituição de João Sampaio por várias acusações, entre elas descumprimento do Regimento Interno, da Lei Orgânica e uso da força policial para intimidar os vereadores que faziam oposição na Casa.
Em uma das sessões realizadas no ano passado, o ex-presidente chegou a usar homens do Tigre em plenário, como forma de intimidar vereadores e a população presente aos trabalhos.
Um dos nomes cotados para presidir a Casa é o do vereador César Júnior (PL), que ocupou o cargo no biênio 2003/2004. O vice-presidente da Câmara, vereador Domício Júnior, assumiu interinamente o cargo com o afastamento de João Sampaio.
A sessão extraordinária tem início previsto para 11 horas e servirá para eleger apenas um novo presidente. Os ocupantes dos demais cargos continuam nos postos.
O presidente afastado é acusado ainda de não elaborar a proposta orçamentária do Poder Legislativo para 2006 – que deveria ser aprovada através de resolução e enviada ao Poder Executivo para inclusão na proposta orçamentária do município para o próximo ano -, bem como de não obedecer a prazos para votação dos projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) e não fornecer cópias dessas matérias para análise dos demais vereadores.
Para se manter no cargo, João Sampaio vinha protelando a votação da representação que pedia seu afastamento, mas no dia 9 de dezembro o juiz da 1ª Vara Cível de São Miguel dos Campos, José Carlos Remígio concedeu uma liminar em um mandado de segurança impetrado pelo vice-presidente da Casa, vereador Domício Júnior, determinando que ele (João Sampaio) se afastasse do cargo para que a representação tivesse sua tramitação retomada e fosse levada a plenário para votação pelos vereadores.
Na tarde de hoje, cinco dos seis vereadores que formam o grupo da maioria na Câmara de Jequiá da Praia se reuniram em um escritório em Maceió e ficou praticamente acertada a escolha do nome do vereador César Júnior para ocupar o cargo de presidente na eleição de terça-feira, dia 10.