Categorias: Notícias

Funcred apóia empreendedores de pequenos negócios na Artnor

Segundo a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, com recursos do Fundo foram adquiridos cinco estandes, para que empreendedores que trabalham com produção e comercialização de artesanato possam expor na Artnor.

O Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred) está apoiando a participação de empreendedores de pequenos negócios na 13ª Feira Internacional de Artesanato do Nordeste (Artnor), que acontece de 6 a 15 deste mês, das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá.

Segundo a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, com recursos do Fundo foram adquiridos cinco estandes, para que empreendedores que trabalham com produção e comercialização de artesanato possam expor na Artnor.

Dos cinco estandes, dois serão usados pelos artesãos do Litoral Norte que participaram do projeto “O que é que o Litoral Norte Faz”, desenvolvido pelo Funcred em parceria com o Banco do Cidadão. Neles, os visitantes da feira poderão apreciar o artesanato produzido nos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Nos outros três estandes serão expostos o artesanato da Bambuzeria Capricho, de Cajueiro, a exemplo de cabides, adereços, bolsas e papelaria feitas com reciclagem de bagaço da cana e papel de cimento; as flores tropicais da Viflora, de Viçosa; o artesanato (pintura em cerâmica) e confecções de estilo afro-brasileiro produzidas no ateliê do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), de Maceió e as bijouterias à base de sementes da design Eneida Vianna Sá Brito.

Conforme explicou a secretária Genilda Leão, o apoio à comercialização é um dos eixos de atuação do Funcred, “por isso estamos viabilizando a presença desses empreendedores na feira”, afirmou, revelando que a aquisição dos estandes custou ao Funcred R$ 5 mil. “Dessa forma, o governo do Estado mais uma vez contribui para que a diversidade do artesanato local possa ser mostrado ao grande público que deve visitar a Artnor, estimado pelos organizadores em 100 mil pessoas, possibilitando a geração de renda ”, destacou.

Artesanato do Litoral Norte

O artesanato do Litoral Norte passou, recentemente por cursos de capacitação e qualificação financiado pelo Funcred, agregando valores como novo design e melhoria do acabamento, resultando em um produto final que atende às exigências do mercado turístico. De Passo de Camaragibe, estarão expostas peças como almofadas bordadas com linhas e lantejoulas, bandejas em fibra de ouricuri, blusas e chapéus em crochê, luminárias e artigos de coco, entre outras.

Entre os produtos de São Miguel dos Milagres, estarão à venda almofadas com aplicação em lycra e miçangas; jogos americanos pintados à mão, além de cangas bordadas em lycra e miçangas. De Porto de Pedras, estarão expostos bandeja com base de coco e raízes de coqueiro, bolsas de retalhos pintados à mão, bolsas de lona com aplicação em serigrafia, sandálias em couro com miçangas e sandálias em couro de tilápia.

Entre os produtos de Japaratinga, destacam-se bolsas bordadas, burrinho descansa-pés, móbile de fitas e camiseta em serigrafia. De Maragogi, poderão ser vistas peças como almofada com aplicação de crochê, bandejas com fibra da bananeira, bolsas de fibra da bananeira com aplicação de contas, entre outros.