Cerca de 150 professores ministram as aulas para aproximadamente 3 mil alunos distribuídos em 23 núcleos. Durante toda a semana, o secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, visitou as estações que coordenam o programa na cidade.
As aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) já começaram em Maceió. Cerca de 150 professores ministram as aulas para aproximadamente 3 mil alunos distribuídos em 23 núcleos. Durante toda a semana, o secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, visitou as estações que coordenam o programa na cidade. Hoje, a equipe coordenadora do ProJovem recebeu uma capacitação na Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre como utilizar um sistema de informática que vai ajudar na administração do Programa.
A analista de sistemas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) de Juiz de Fora (MG), Marina Pereira Teixeira, orientou os coordenadores do ProJovem sobre como utilizar o Sislame Projovem – um programa de informática, que vem sendo utilizado em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, que foi desenvolvido no CAED da Universidade Federal de Juiz de Fora e adaptado para o ProJovem. Os educadores utilizarão o software para efetuar cadastros, freqüências e avaliações dos alunos.
As quatro estações que coordenam o Programa em Maceió são formadas por coordenadores pedagógicos e administrativos, junto com o pessoal de apoio administrativo. Os núcleos de ensino do ProJovem contam com cinco professores cada. Os educadores trabalham de forma integrada e oferecem uma jornada diária de aulas que vão das 6h às 22h. Os alunos contam com professores de matemática, português, ciências, qualificação profissional e assistência social.
O secretário Regis Cavalcante visitou as estações coordenadoras do Programa, localizadas nas escolas municipais Brandão Lima, Nosso Lar I, Maria José Carrascosa e Caic Jorge de Lima, na UFAL. As aulas de capacitação para a equipe de coordenadores estão acontecendo no Infomóvel – um ônibus equipado com computadores, instalado no pátio da Secretaria com o objetivo de fortalecer o ensino de informática na rede.