Para 2006 a expectativa é de que cerca de dois mil esportistas sejam beneficiados.
Mais de 670 atletas de todo o país estão recebendo no início deste ano a segunda etapa do Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. De acordo com o ministro Agnelo Queiroz, juntando os beneficiados da primeira etapa, concluída no meio do ano passado, 975 atletas selecionados em 2005 receberam os recursos. Para 2006 a expectativa é de que cerca de 2 mil esportistas sejam beneficiados.
"Inauguramos o Bolsa Atleta no ano passado com grande sucesso. Conseguimos aprovar um crédito no Congresso e atender mais 670 atletas, somando os 975 atletas, que não têm nenhum tipo de patrocínio, mas têm rendimentos e resultados". Para o ministro, o auxílio, que varia entre R$ 300 e R$ 2.500, é a oportunidade de manter o treinamento de atletas que não têm recursos. "Essa bolsa é de manutenção para que o atleta mantenha os seus índices, ou seja, bons resultados enquanto ele não tem um patrocínio privado. São atletas pobres que têm bons resultados mas têm que trabalhar, ajudar a família e não podem se dedicar integralmente ao treinamento e ao estudo".
Maria Aparecida Souza é uma das beneficiadas de Brasília. Ela é atleta paraolímpica da categoria de corrida em cadeira de rodas. Pela primeira vez desde, que começou a treinar aos 15 anos, vai receber uma ajuda financeira para comprar equipamentos e melhorar sua marca para ir ao Pan-Americano de 2007 no Rio de Janeiro. Com 37 anos, ela é a primeira do ranking nacional na sua categoria.
"Eu corro em maratonas, corridas de rua e também participo de provas de 100, 200 e 400 (metros) que é onde eu vou tentar o índice para o Pan-americano. Com esse dinheiro vou comprar uma cadeira melhor". Segundo Aparecida essas cadeiras são muito caras e não se vendem no Brasil. No Pan-Americano, ele vai competir com atletas que têm equipamento de boa qualidade e superior ao dela. "Para conseguir uma medalha eu tenho que estar com um equipamento à altura. Não adianta só treinar. Esse dinheiro vai ser muito importante para comprar o equipamento" afirma.
Para receber o benefício, os atletas terão um cartão da Caixa Econômica Federal com o qual podem sacar o dinheiro em qualquer agência ou no Banco 24 horas. As inscrições podem ser feitas até março na página do Ministério do Esporte na internet: www.esporte.gov.br.