O que a disputa sucessória estadual pode separar na eleição este ano, o interesse doméstico no sertão juntou em bloco; em Delmiro Gouveia, a 300 quilômetros de Maceió, o senador Renan Calheiros (PMDB) e o deputado federal João Lyra (PTB), dois dos principais postulantes ao governo do Estado, se uniram contra o adversário comum.
O que a disputa sucessória estadual pode separar na eleição este ano, o interesse doméstico no sertão juntou em bloco; em Delmiro Gouveia, a 300 quilômetros de Maceió, o senador Renan Calheiros (PMDB) e o deputado federal João Lyra (PTB), dois dos principais postulantes ao governo do Estado, se uniram contra o adversário comum – o grupo Carlos Lyra, que apóia o prefeito Marcelo Lima (PDT).
A junção mostra o quanto é complicado o quadro político alagoano; enquanto o deputado João Lyra se posiciona contra o próprio irmão Carlos Lyra e o sobrinho Bob Lyra, o senador Renan Calheiros se alia ao ex-prefeito Lula Cabeleira (Prona), adversário do governador Ronaldo Lessa (PDT) – na eleição majoritária de 2002, Lula apoiou o ex-presidente Fernando Collor de Mello.
O município de Delmiro Gouveia não está entre os cinco maiores colégios eleitorais nem entre os cinco maiores contribuintes da Fazenda estadual, mas ganhou importância e pontuou a disputa eleitoral este ano; envolve o poder político e o poder econômico, e também o governador Ronaldo Lessa, que é aliado do empresário Bob Lyra – se Lessa for candidato a senador, Bob será o seu suplente.
A briga é política para o senador Renan, que tem no ex-prefeito Lula Cabeleira um forte e antigo aliado, e política e familiar para o deputado João Lyra, embora ele faça elogios ao sobrinho Bob Lyra.
O grupo que apóia o ex-prefeito é forte; além do presidente do Senado e do Congresso Nacional, tem o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Celso Luiz (PMN).
Do outro lado, o prefeito eleito Marcelo Lima é funcionário do Grupo Carlos Lyra – é radialista da Delmiro FM e teve o apoio do grupo para se eleger. E ainda que o governador Ronaldo Lessa procure se manter eqüidistante da briga em Delmiro Gouveia, não há como separá-lo do empresário Bob Lyra.