Categorias: Interior

Câmara de Jequiá elege novo presidente em sessão extra

O vereador César Júnior (PL) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Jequiá da Praia. O novo presidente substitui o vereador João Sampaio (PDT) que foi destituído do cargo em sessão extraordinária da Casa no dia 27 de dezembro por decisão de seis dos nove vereadores.

Valderi Melo

César Júnior substituirá antigo presidente da Câmara, destituído do cargo em dezembro

O vereador César Júnior (PL) foi eleito ontem em sessão extraordinária, realizada pela manhã, presidente da Câmara de Vereadores de Jequiá da Praia. Ele substitui o vereador João Sampaio (PDT) que foi destituído do cargo em sessão extraordinária da Casa no dia 27 de dezembro por decisão de seis dos nove vereadores.

João Sampaio era acusado de abuso de poder, desrespeito ao Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, alem de criar um clima de desarmonia entre os vereadores.

O afastamento do então presidente aconteceu através de uma representação feita pelo vereador Benedito Felizardo (PP). No dia 9 de dezembro, o juiz da 1ª Vara Cível de São Miguel dos Campos, José Carlos Remígio concedeu liminar em um mandado de segurança impetrado pelo vice-presidente da Casa, vereador Domício Júnior, determinando que João Sampaio se afastasse do cargo para que a representação tivesse sua tramitação retomada e fosse levada a plenário para votação.

Na sessão extraordinária realizada ontem pela manhã, na Câmara de Jequiá da Praia, estiveram presentes além do presidente eleito César Júnior, os vereadores Benedito Felizardo, Domício Júnior (PSL), presidente em exercício, Adriano Pacheco (PTB), Genivaldo Davi (PL) e Severino Barbosa (PMDB). O ex-presidente João Sampaio e os vereadores Rosivaldo Marcelino (PMN) e Lúcia Sarmento (PL), não compareceram ao plenário Geraldo Vasconcelos de Castro.

No discurso, o novo presidente garantiu trabalhar para manter a harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo, primando sempre para o desenvolvimento de ações em benefício da comunidade de Jequiá da Praia. A harmonia entre Câmara e prefeitura foi à tônica de todos os que discursaram no plenário da Casa Legislativa Deputado Diney Soares Torres, lembrando que disputa entre poderes termina sempre gerando prejuízos para a população, principalmente aquela mais carente.

Entre as primeiras medidas, César Júnior anunciou o pagamento das dívidas deixadas pela administração anterior, bem como investimentos para melhorar as condições de trabalho, que incluem novos computadores e melhorias na estrutura física do prédio-sede da Câmara. Ele disse ainda que pretende formar uma comissão para trabalhar na elaboração do Regimento Interno da Casa. Hoje a Câmara de Jequiá utiliza o regimento da Câmara de São Miguel dos Campos.

Anteriormente César Júnior presidiu a Câmara de Jequiá no biênio 2003/2004. Ele volta a assumir o cargo para completar os trabalhos da legislatura 2006/2006. Os trabalhos em plenário voltam em 17 de fevereiro. A sessão teve a presença do presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Cláudio Roberto da Costa (PMN), dos vereadores Carlos Ronalsa (Maceió), Toninho Lins (Rio Largo), Antenor Marinho (Mar Vermelho) e Djanete Rodrigues (São Miguel dos Campos).

A prefeita Rosinha Jatobá (PMDB) foi representada na sessão por Ricardo Santa Ritta.