A Secretaria Executiva de Educação, por meio do Projeto Livro e Texto Didático, que representa o Programa Nacional do Livro de Ensino Médio em Alagoas, faz um apelo às escolas para que mantenham um funcionário na instituição para receber o material, e assim evitar atrasos e transtornos no recebimento dos livros, e garantir o início do ano letivo com toda estrutura pedagógica.
Está previsto para o próximo dia 28 de fevereiro o encerramento do processo de entrega dos livros didáticos a alunos do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio de escolas públicas de todo o país. A Secretaria Executiva de Educação, por meio do Projeto Livro e Texto Didático, que representa o Programa Nacional do Livro de Ensino Médio em Alagoas, faz um apelo às escolas para que mantenham um funcionário na instituição para receber o material, e assim evitar atrasos e transtornos no recebimento dos livros, e garantir o início do ano letivo com toda estrutura pedagógica.
“Estamos preocupados, pois muitas escolas estão de recesso. O que dificulta o trabalho dos Correios, que vão as unidades de ensino, mas não encontram nenhum funcionário. Já fizemos uma reunião com secretários municipais para orientar as escolas a permanecerem abertas nesse período. Pedimos aos diretores, coordenadores pedagógicos e conselheiros escolares que fiquem atentos”, informa a coordenadora do projeto Teresa Braga.
Segundo Teresa, as escolas que permanecerem fechadas e não receberem o material correm o risco de começar o ano letivo sem os livros. “Os caminhões vêm carregados de São Paulo e possuem um prazo que deve ser cumprido”, reforça
A previsão é de que este ano sejam beneficiados cerca de 960.169 alunos de aproximadamente 3.450 escolas estaduais e municipais da capital e do interior de todo o Estado. Os livros são enviados diretamente às escolas, depois de terem sua qualidade verificada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Todo material é comprado pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo Teresa Braga, as obras são de ótima qualidade, inclusive muitas são trabalhadas nas escolas particulares.
A coordenação do Projeto Livro e Texto Didático explica que este ano os livros virão em forma de reposição, ou seja, a quantidade distribuída será equivalente à de alunos novatos e de exemplares danificados. Para as turmas do ensino fundamental estão sendo distribuídas obras de todas as disciplinas, já para o ensino médio são garantidos os de Língua Portuguesa e Matemática, além de dicionários.