Os servidores do INSS ameaçam entrar em greve contra o novo horário de funcionamento das agências. No começo do ano, a Previdência informou que o horário de atendimento ao público passaria a ocorrer das 8h às 18h --duas horas a mais do que atualmente-- a partir de segunda-feira.
Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ameaçam entrar em greve contra o novo horário de funcionamento das agências. No começo do ano, a Previdência informou que o horário de atendimento ao público passaria a ocorrer das 8h às 18h –duas horas a mais do que atualmente– a partir de segunda-feira.
No entanto, as assembléias estaduais dos sindicatos aprovaram um indicativo de greve de 24 horas contra o novo horário. A proposta de paralisação será levada para votação na plenária da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), que ocorre no sábado. Os sindicatos também aprovaram um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir da primeira quinzena de fevereiro.
O Sinsprev-SP (Sindicato dos Servidores da Previdência Social) de São Paulo informou que não é contra a ampliação do horário de atendimento da população. Mas os sindicalistas advertem que essa medida será ineficiente se não houver contratação de funcionários.
Além disso, o sindicato informa que é preciso ampliar o número de postos de atendimento nas agências e modernizar os sistemas de informática.
"Se essas providências não forem tomadas, a ampliação do horário de atendimento é só pra tentar enganar a população. Mas o povo não é bobo. Sabe que o governo Lula e os governos anteriores nunca priorizaram a Previdência. Usam o dinheiro do INSS para pagar juros para os banqueiros. Não vamos aceitar enganação!", diz comunicado divulgado pelo Sinsprev.
De acordo com a resolução nº 6 do INSS, as unidades poderão destinar parte do horário para atendimentos com hora marcada para o requerimento de benefícios. A resolução proíbe a distribuição de senhas com a finalidade de limitar o número de atendimentos no decorrer do horário de atendimento e determina que, encerrado o horário de atendimento, todos os segurados que estiverem nas dependências das agências serão atendidos.
A resolução determina ainda que as perícias médicas continuarão a ser realizadas com hora marcada. A agenda de exames médico-periciais poderá contemplar horários das 7h às 21h.