A Fifa anunciou nesta sexta-feira o cancelamento da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da Alemanha-2006, que estava prevista para o dia 7 de junho, no estádio Olímpico de Berlim.
A Fifa anunciou nesta sexta-feira o cancelamento da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da Alemanha-2006, que estava prevista para o dia 7 de junho, no estádio Olímpico de Berlim.
Segundo um comunicado oficial, o motivo da mudança, que acontece a menos de cinco meses do evento, é que não seria possível recuperar o gramado do estádio a tempo da realização da primeira partida no local, no dia 13 de junho, entre Brasil e Croácia.
Especula-se, no entanto, que o real motivo do cancelamento seja a baixa procura por ingressos para a cerimônia e a necessidade de cortar custos. De acordo com uma reportagem que será publicada neste sábado pelo jornal alemão "Berliner Zeitung" os custos da abertura superariam os 25 milhões de euros previstos no orçamento.
O planejamento vinha sendo feito havia quatro anos, e os ensaios para o evento haviam começado há meses.
Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o cancelamento teve motivos estritamente esportivos. "Pessoalmente, ainda acho que idéia de um evento de abertura grandioso é boa", disse. "Não foi fácil tomar a decisão do cancelamento tão tarde, mas precisamos colocar as considerações esportivas em primeiro lugar", continuou.
Entre as atrações da abertura estavam previstas apresentações da soprano Jessye Norman, da banda Black Eyed Peas, do cantor Cheb Khaled e de 5.000 voluntários, que estavam sendo treinados pelo diretor artístico Andre Heller.
"É com grande tristeza que deixo este trabalho", disse Heller.
Normalmente, as Copas do Mundo têm cerimônias de abertura simples, que são realizadas antes da partida inicial. No Mundial-2006, deverá agora haver um evento deste tipo antes do jogo entre a seleção anfitriã e a Costa Rica, em Munique, no dia 9 de junho.