Categorias: Esporte

Começa hoje o maior campeonato de todos os tempos

Apesar de projetado para ser o maior de todos os 75 estaduais – o Campeonato Alagoano foi disputado pela primeira vez em 1927 – a primeira rodada, curiosamente, não terá jogo em seu palco principal – o Estádio Rei Pelé.

Chegou o grande dia. O CSA, time que mais conquistou campeonatos estaduais – 36 vezes – volta à primeira divisão após dois longos anos na segundona.

Apesar de projetado para ser o maior de todos os 75 estaduais – o Campeonato Alagoano foi disputado pela primeira vez em 1927 – a primeira rodada, curiosamente, não terá jogo em seu palco principal – o Estádio Rei Pelé. Isso porque nos mandos de campo do CRB os jogos serão no Estádio Severiano Gomes Filho, na Pajuçara. Como hoje o azulão do Mutange atua fora de casa – enfrenta o Corinthians às 15h15, no Nelsão da Via Expressa, os deuses do futebol muito bem situados no Museu dos Esportes terõ que deixar seus camarotes.

Estrutura

O Campeonato Alagoano de Futebol 2006 começa cercado de grandes expectativas. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria Executiva de Fazenda (Sefaz), foram investidos R$ 700 mil. A verba arcará com despesas relativas às realizações das partidas, além de proporcionar ao torcedor trocar notas fiscais por ingressos do Alagoano 2006.

Outra conquista, desta vez fora de campo é o retorno do Programa de Educação Fiscal (PEF). O torcedor deverá juntar quinze notas fiscais, obtidas através de compras no comércio local e trocá-las por ingressos dos jogos. A Federação Alagoana de Futebol (FAF) disponibilizará 15% da capacidade dos estádios onde se realizarão as partidas para as pessoas que trocarem as notas por ingressos, que foram vendidos até as 9h de hoje.

Para o secretário Executivo de Esportes e Lazer, Alberto Sextafeira, todo investimento financeiro por parte do Governo de Alagoas tem o objetivo único: garantir lazer e diversão ao povo alagoano. “Um grande campeonato é sinônimo de casa cheia. O futebol é a grande paixão nacional. Se tudo correr como planejado teremos o maior de todos os campeonatos. Esse é o objetivo do Governo do Estado, por meio da Seel, da FAF, dos dez clubes participantes e de quem gosta do bom futebol. Esse será o ano do esporte alagoano”, destacou o secretário.

Os times

O CSA trouxe alguns reforços e começa o campeonato como um dos favoritos. O poderio financeiro e a estrutura montada no Mutange foram exclusivamente para a conquista do título.

Já o CRB chega à estréia sem o time titular definido. Além dos problemas extra-campo o técnico Celso Teixeira disse não ter encontrado o posicionamento correto.

O ASA, atual campeão Alagoano tem sido o “grande papão de títulos dos últimos – 4 nos últimos 5 anos”. Com a mesma base do time campeão da Copa Alagipe e uma pré-temporada promissora na cidade de Traipu, ás margens do Rio São Francisco, o Alvinegro chega como franco favorito.

Com a menor média de idade – 19 anos – o Corinthians vem com um time renovado e mesclado com atletas do juniores. Ainda assim o Timão da Via Expressa está entre os quatro mais cotados para levantar o caneco.

Outro time que promete é o Coruripe. O “Hulk”, atual vice-campeão do Estado viu o título bater na trave por duas vezes. Com um elenco de jogadores conhecidos dos alagoano o time é uma das promessas reais de disputar a competição.

O Murici foi o time que mais fez alardes. A determinação no único representante da Zona da Mata é vencer. Com o Estádio José Gomes da Costa reformado e jogadores conceituados fora do Estado, principalmente do eixo Rio/São Paulo, o alviverde está pronto para fazer sua melhor campanha no campeonato estadual.

Bom Jesus, CSE, Ipanema e Penedense são considerados os coadjuvantes do campeonato. Os times, teoricamente, são os que disputarão a competição para não cair. No caso deles, pelo menos enquanto a bola não rolar, a missão é não cair. Mas como o futebol é uma caixinha de surpresas, todos os 10 times inscritos têm, no fundo, o desejo de ser o campeão alagoano do mais badalado e especulado “maior Campeonato Alagoano de todos os tempos”.

A rodada

CRB x Bom Jesus – às 15h15, no Estádio Severiano Gomes Filho
Corinthians x CSA – às 15h15, no Nelsão da Via Expressa
Ipanema x Coruripe – às 15h15, no Estádio Senador Arnon de Mello
CSE x Murici – às 16h, no Estádio Juca Sampaio
ASA x Penedense – às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca