Agora, os piratas apostam em uma mensagem fraudulenta enviada em nome da empresa de cosméticos O Boticário para roubar informações dos internautas.
Falsos e-mails de empresas de telefonia, organizações governamentais e sites de leilão já foram utilizados como parte de golpes virtuais. Agora, os piratas apostam em uma mensagem fraudulenta enviada em nome da empresa de cosméticos O Boticário para roubar informações dos internautas.
A mensagem tem o logo da companhia e parabeniza o usuário que "por ter ganho um vale presente no valor de R$ 75". Para diminuir as suspeitas, os golpistas ainda explicam que esta premiação está ligada a um projeto "do bem", chamado Respeite Minha Natureza.
"Alguém pode tê-lo inscrito na promoção! (Amigos(as), Namorado(a) etc.)", explica o e-mail fraudulento. Em seguida, ele pede que o internauta faça o download de um vale-presente, que deve ser apresentado em uma loja da rede para a obtenção do crédito de R$ 75.
Quando o usuário segue a instrução, ele baixa em seu computador o código malicioso Small.AVE, que facilita a instalação de softwares espiões –utilizados para roubo de senhas bancárias–, sem o conhecimento ou consentimento da vítima.
"O usuário deve sempre desconfiar de mensagens que prometem dinheiro ou alguma outra grande vantagem. As empresas não enviam arquivos para seus clientes ou fazem promoções ‘milagrosas’ via internet", afirma Eduardo Godinho, gerente técnico de conta da empresa de segurança Trend Micro. Veja aqui outras dicas de segurança.
Os responsáveis pelo falso e-mail tiveram a preocupação de informar as vítimas em potencial que a mensagem é "100% segura" e garantida pela política de privacidade da equipe. "Lembramos que não fornecemos dados pessoais por e-mail por mera segurança de nossos clientes. Mais uma vez fixamos a veracidade desta correspondência", afirmam os piratas. No site do Boticário há um alerta sobre os e-mails falsos.