Os formulários permitirão ao órgão conhecer o número exato de estudantes que ficaram sem as vagas e promover o remanejamento para outras unidades, sem prejudicar o início do ano letivo.
A Secretaria Executiva de Educação já distribuiu com os coordenadores regionais e diretores de escolas estaduais os kits para o cadastramento dos alunos que não conseguirem realizar suas matrículas nas escolas da rede. Os formulários permitirão ao órgão conhecer o número exato de estudantes que ficaram sem as vagas e promover o remanejamento para outras unidades, sem prejudicar o início do ano letivo.
Ao todo são 19 mil formulários, 500 por escola, que de 25 a 26 deste mês serão preenchidos nas instituições de ensino. O cadastro é um levantamento dos alunos que ficaram fora da sala de aula. Após o processo teremos a condição de fazer o remanejamento desses estudantes para as escolas mais próximas de sua região. "A orientação que estamos dando para as escolas é preencher a ficha do aluno, independente de que série ele pertença", esclarece o coordenador de Educação, professor Neilton Nunes.
O coordenador avisa que a distribuição de vagas é responsabilidade da Educação, e compete à escola unicamente preencher o formulário. No ato da inscrição é necessário levar a declaração de transferência do aluno e fornecer os dados cadastrais como nome, endereço, série e telefone para contato. Na primeira semana de fevereiro a secretaria recolhe todo o material e começa a entrar em contato com os pais, para informá-los sobre a escola em que os estudantes estarão matriculados.
"Se no ato da inscrição houver vaga para a série solicitada, a escola está autorizada a realizar a matricula. No momento, onde há uma maior disponibilidade de vagas é nas escolas localizadas na Pajuçara e no Cepa", esclarece o coordenador. Segundo ele, a maior procura de vagas é pelas turmas de 1ª e 5ª séries.