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Detran investe em otimização do atendimento

O órgão irá investir em tecnologia e numa nova política de divulgação. Para o SAI estão previstas mudanças no layout do setor, aquisição de novos computadores, padronização do uniforme dos funcionários, nova sinalização e campanhas informativas direcionadas para os procedimentos realizados pelo órgão.

Novos rumos estão sendo planejados para o Departamento Estadual de Trânsito em Alagoas. Segundo a Diretoria Geral do órgão, a prioridade para 2006 será o Serviço de Atendimento Integrado (SAI), para o desenvolvimento de ações direcionadas aos serviços e aos usuários.

O diretor-geral do Detran em Alagoas, tenente-coronel João Marinho da Silva Filho, aposta numa reestruturação completa do setor. “Não pretendemos realizar mudanças drásticas nem esquecer os avanços conquistados anteriormente. Hoje, a nossa preocupação é otimizar os serviços oferecidos, procurando uma melhor qualidade no padrão de atendimento e agilidade no resultado dos processos”.

Para tanto, o órgão irá investir em tecnologia e numa nova política de divulgação. Para o SAI estão previstas mudanças no layout do setor, aquisição de novos computadores, padronização do uniforme dos funcionários, nova sinalização e campanhas informativas direcionadas para os procedimentos realizados pelo órgão. O primeiro serviço a ser trabalhado neste novo enfoque será a vistoria agendada.

Mais comodidade – A vistoria é um dos serviços mais procurados pelos condutores no Detran. Entendida como uma inspeção veicular, ela é fundamental, porque todos os procedimentos relacionados ao veículo precisam passar por esta inspeção, salvo os casos de licenciamento pagos em dia.

A vistoria garante a propriedade e a autenticidade do veículo, minimizando o risco de fraudes. Além disso, permite ao Detran verificar itens obrigatórios do Código de Trânsito Brasileiro, como pára-choque, farol, pneus, retrovisor, suspensão e outros, e ainda, checar itens como cinto de segurança, extintor, macaco, triângulo, etc.

Os serviços que demandam de vistoria são emplacamento do veículo, transferência de proprietário, 2ª via de documentação (CRLV, CRV), mudança de unidade federativa e município, mudança de categoria de particular para aluguel e de carroceria, no caso de caminhões, relacre, reboque, alteração de combustível ou de características, fabricação artesanal de veículo e automóveis com dois ou mais anos de licenciamento em atraso.

Durante certo tempo, a vistoria era feita apenas por ordem de chegada, na sede do Detran, no Pontal. Em 2003, o órgão passou a trabalhar com agendamentos prévios e, desde então, o serviço de vistoria agendada vem sendo oferecido exclusivamente pelo SAC do shopping Miramar, através de central telefônica ou pessoalmente no balcão. Além da sede, o SAC do Miramar também realiza a vistoria veicular (guichê no estacionamento).

Em 1º de março de 2005, a sede do Detran também passou a trabalhar com a vistoria agendada, além da vistoria por ordem de chegada. Contudo, o agendamento prévio é feito apenas no SAC do shopping Miramar. Ao ligar para a central, o usuário deve informar o tipo de serviço desejado para que o atendente possa especificar a documentação e o procedimento adequados. A taxa cobrada para cada vistoria é de R$ 16,21. O usuário também pode obter mais informações através do site www.detran.al.gov.br.