Categorias: Maceió

Novo centro de artesanato é inaugurado na Ponta Verde

Os 110 artesãos que perderam as mercadorias no incêndio, no Cheiro da Terra, recomeçaram o trabalho nesta tarde. Nas primeiras horas de serviço, muito trabalho e arrumação de mercadorias, mas os artesãos esperam conquistar os turistas com o novo horário de funcionamento.

Elaine Rodrigues/Arquivo

Banda de bonecos deixa visitantes admirados

Os 110 artesãos que perderam as mercadorias no incêndio, no Cheiro da Terra recomeçaram o trabalho nesta tarde. Nas primeiras horas de serviço, muito trabalho e arrumação de mercadorias, mas os artesãos esperam conquistar os turistas com o novo horário de funcionamento.

O novo centro de artesanato, Guerreiros de Maceió, ficará aberto das 9h às 22h, de domingo a domingo, na avenida Durval Guimarães, Ponta Verde. “Hoje ficaremos abertos até meia noite, para terminarmos a arrumação. Até amanhã, estará tudo pronto”, garantiu a presidente da associação, Zuleide da Costa Araújo.

O novo local foi garantido por três meses pela vice-prefeita, Lourdinha Lyra, com banheiros, água, energia e palco para shows. “Depois esperamos que eles consigam caminhar sozinhos. Esse local já tem um projeto de construção de um edifício”, disse.

Para atrair mais turistas, a Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela realização de shows culturais, como o bumba-meu-boi que foi apresentado nesta tarde. A banda de bonecos, feita por um alagoano, também está no local, garantindo a admiração dos visitantes.

Para a artesã Vilani Faria, o novo local ainda tem muitas dificuldades em relação à estrutura, como a falta de um toldo que proteja as mercadorias do sol. “Ainda falta mais estrutura, mas vamos esperar pelos turistas, para vender as mercadorias que ainda temos e recomeçar”, disse.

Incêndio

Ocorrido no dia 27 de dezembro, o incêndio queimou todas as barracas do Cheiro da Terra. Dias depois, uma equipe do Corpo de Bombeiros iniciou as investigações no local para fazer o relatório da perícia, que revelará o motivo do incêndio e se ele foi criminoso. “Se for criminoso, a perícia pode ser utilizada pela polícia civil”, afirmou o tenente Luís Antônio.

A previsão é que o relatório seja concluído no dia 10 de fevereiro, prazo que ainda pode ser antecipado. “Estamos digitando o material coletado dos depoimentos, depois vamos analisar e estudar as linhas de investigação”, explicou o tenente.

Sobre a prorrogação do prazo inicial, de concluir a perícia em trinta dias, Luís Antônio disse que é normal, para que o caso seja mais estudado e o relatório final esteja mais completo.