Os profissionais de teatro e dança em atuação no Nordeste terão motivos de sobra para entrar em polvorosa neste início de 2006.
Os profissionais de teatro e dança em atuação no Nordeste terão motivos de sobra para entrar em polvorosa neste início de 2006. Na próxima segunda-feira, a Petrobras lança em Recife, em parceria com a Funarte, o edital de seleção pública para projetos de produção e pesquisa em Teatro (Prêmio de Teatro Myrian Muniz); em seguida, em data e local do Nordeste a serem definidos, será lançado o Prêmio de Dança Klauss Vianna.
Em todo o Brasil, estarão sendo destinados aproximadamente R$13 milhões aos projetos. Trata-se da maior iniciativa na área de Artes Cênicas já realizada no Brasil. Serão selecionados, ao todo, 350 projetos em diversas regiões do País. No Nordeste, serão escolhidos 36 projetos na área de Teatro e 14 na área de Dança, com verba já definida de aproximadamente R$1 milhão e 800 mil.
Uma das metas da Petrobras é fomentar a produção nacional independente ou vinculada a companhias e grupos permanentes. O Prêmio Myrian Muniz homenageia a atriz paulistana falecida em 2004, que teve uma carreira de enorme sucesso na dramaturgia. Sua última atuação no cinema foi em Nina, onde interpretou Eulália, uma velha avarenta que explora e tortura Nina.
Já o Prêmio Klauss Vianna reverencia o bailarino, coreógrafo e professor Klauss Vianna, referência no universo da dança, que revolucionou a arte no Brasil ao introduzir a noção de trabalho corporal para dançarinos e atores.