Categorias: Brasil

Fórum Regional em Defesa dos Municípios tem início nesta quarta em Palmas

Serão 15 eventos, em todas as regiões do país, de onde serão extraídas as sugestões para elaboração da programação da IX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, e qual formato o evento terá. Além disso, serão discutidas sugestões para a preparação da Pauta de Reivindicações do Movimento Municipalista em 2006.

Planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, de maneira organizada e democrática para que se tenha a certeza de bons resultados. Este é o objetivo da série de eventos que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai realizar entre fevereiro e abril em todo o país. Serão 15 eventos, em todas as regiões do país, de onde serão extraídas as sugestões para elaboração da programação da IX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, e qual formato o evento terá. Além disso, serão discutidas sugestões para a preparação da Pauta de Reivindicações do Movimento Municipalista em 2006.

O primeiro evento será realizado em Palmas (TO) dias 1º e 2 de fevereiro, no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), localizado na Avenida Teotônio Segurado ACSUSO 50, conjunto 1, lote 21. A abertura será realizada às 19h, e contará com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; do presidente da ATM, João Abadio Oliveira e Silva; e demais autoridades locais.

No segundo dia de evento serão abordados temas a operacionalização da cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) pelos municípios, mecanismos para a modernização da administração municipal e será feito o debate sobre o formato e a pauta de reivindicações da IX Marcha a Brasília.

Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Em 2005, a VIII Marcha foi um momento para os novos administradores municipais terem o primeiro contato com o movimento municipalista, conhecer a sua pauta de reivindicações e a forma de atuação. Também foi uma oportunidade para os mais de 4 mil municipalistas presentes conhecerem a estrutura do Governo Federal e dos programas existentes nos Ministérios que podem ser implementados pelos municípios.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Presidente da República esteve presente ao evento, que contou também com a presença de 17 Ministros de Estado, além dos Presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Superior Tribunal de Justiça. O evento também foi marcado por uma sessão solene na Câmara dos Deputados, onde os prefeitos puderam cobrar dos deputados celeridade na votação dos projetos de interesse dos municípios.