O empreendimento deve estar pronto em maio, mas só deverá entrar em funcionamento em novembro deste ano. Durante esse período, haverá treinamento da mão-de-obra e o trabalho de captação de turistas estrangeiros, principalmente, europeus.
Como resultado do esforço do governo do Estado para atrair novos empreendimentos turísticos, a região Norte vai ganhar dois novos resorts cinco estrelas. Os investimentos estão sendo feitos pelo grupo português Miramar, que está concluindo o segundo hotel em Maragogi, com 140 leitos. Quando estiver pronto, o hotel irá gerar 180 empregos diretos.
Hoje, o governador interino Luis Abílio visitou as obras do hotel, que está sendo construído numa área total de 5.500 m2. O empreendimento deve estar pronto em maio, mas só deverá entrar em funcionamento em novembro deste ano. Durante esse período, haverá treinamento da mão-de-obra e o trabalho de captação de turistas estrangeiros, principalmente, europeus.
Ao visitar a obra, acompanhado do secretário coordenador de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcanti, Luis Abílio elogiou o projeto arquitetônico, que terá características modernistas e regionais para causar impacto aos turistas estrangeiros. Na obra, a maioria dos material utilizado na construção é fabricado na região.
“Com esse novo empreendimento, os empresários europeus mostram que estão acreditando no nosso potencial turístico”, afirmou o governador interino, entusiasmado com o aumento do fluxo de visitantes que chegam a Alagoas a cada ano. “Só temos que comemorar a instalação de complexos hoteleiros em nosso Estado”, acrescentou.
O grupo Miramar também já adquiriu uma área vizinha ao empreendimento, de aproximadamente 10 mil metros quadrados, para a construção de um terceiro hotel. Segundo o engenheiro responsável, Gustavo Ximenes, as obras devem começar no próximo mês, devendo ser investidos quase R$ 10 milhões.
Ele elogiou o esforço do governo alagoano em atrair empreendimentos do grupo português para o Estado, já que eles estão sendo disputados pelo governo pernambucano. De acordo com ele, o empresário Serafim Cardoso da Silva estava disposto a construir o hotel estilo bangalô em Porto de Galinhas, mas resolveu trazer o segundo e terceiro empreendimentos para Maragogi.
Segundo o secretário Arnóbio Cavalcanti, atualmente existem estudos para a implantação de mais 12 empreendimentos hoteleiros, que estão em fase de projeto, início de obras e aguardando a concessão de licença ambiental. No final deste mês, uma comitiva do governo alagoano voltará à França para definir os últimos detalhes com um grupo franco-canadense para a instalação do complexo turístico Ondazul, a ser construído no Litoral Norte.
Segundo pólo turístico do Estado, a cidade de Maragogi – que tem cerca de 25 mil habitantes – recebeu um número recorde de turistas, chegando a 15 mil visitantes. Nesse período não foi registrado nenhum caso de violência contra turistas. De acordo com a polícia, até agora não houve assaltos, homicídios e nem arrombamentos de residências de veraneios.
“Podemos dizer que existe uma tranqüilidade total nessa região, que vem recebendo um grande número de turistas”, garantiu o delegado local, Valter do Nascimento. Ele lembrou que nesse período de alta estação todas as noites acontecem shows com participação de trio elétrico. “Nem brigas estamos registrando”, completou.
Segundo o delegado, à frente da delegacia de Maragogi há dez meses, o efetivo de 10 policiais civis está sendo suficiente para realizar o trabalho de investigação. “Estamos tendo resultados positivos na área de segurança, porque atuamos em conjunto com a Polícia Militar.
“A criminalidade nessa região este ano é praticamente zero”, atestou também o comandante do 6º Batalhão Militar, tenente-coronel Cesar Monte, acrescentando que a polícia vem realizando diuturnamente blitze nas saídas da cidade, o que tem inibido a ação dos bandidos.
Atualmente, o batalhão conta com um efetivo de 255 homens, que fazem a cobertura dos oito municípios da região, além de uma unidade do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes). A PM também instalou postos na orla marítima e num povoado local que vinha registrando índices de criminalidade.
Para o prefeito de Maragogi, Marcos Madeira (PTB), a cidade vem vivendo um clima de tranqüilidade, mesmo com o grande número de visitantes registrado nessa alta estação. “O nosso município recebeu quase 15 mil turistas em janeiro e até agora não se tem conhecimento de nenhuma ocorrência policial”, comentou, elogiando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos órgãos de segurança.