Categorias: Brasil

Aldo quer votar até o final de março todos os processos contra deputados

Ele informou que amanhã (7) vai marcar as datas de votação, em Plenário, dos processos que pedem as cassações dos deputados Roberto Brandt (PFL-MG) e Professor Luizinho (PT-SP). Segundo ele, os dois processos estão na Mesa Diretora prontos para serem votados pelo Plenário.

O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse hoje (6) que pretende concluir as votações de todos os processos de cassação de deputados até o final do mês de março. Ele informou que amanhã (7) vai marcar as datas de votação, em Plenário, dos processos que pedem as cassações dos deputados Roberto Brandt (PFL-MG) e Professor Luizinho (PT-SP). Segundo ele, os dois processos estão na Mesa Diretora prontos para serem votados pelo Plenário.

Aldo Rebelo disse que o processo contra o deputado Wanderval Santos (PL-SP) não pode ser levado a votações antes que a Comissão de Constituição e Justiça decida sobre o recurso que apresentou apresentou contra a recomendação do Conselho de Ética por sua cassação.

Em relação ao processo contra o deptuado José Janene (PP-PR), que está parado no Conselho de Ética, o presidente da Câmara informou que amanhã se reunirá com a junta médica que foi ao Paraná examinar o parlamentar, para então se posicionar se o caso. "Vou examinar o laudo com a junta médica para que possa decidir sobre o pedido do Conselho de Ética para o depoimento do parlamentar", disse Aldo Rebelo.

O laudo da junta médica já está na Mesa Diretora da Câmara. E sobre a possibilidade de o deputado se aposentar por invalidez, o presidente da Casa disse que precisa "analisar a hipótese com muito rigor e cuidado". E acrescentou: "Segundo fui informado, essa hipótese permitiria a possibilidade de outra candidatura do deputado. Aí teríamos um paradoxo: se alguém é aposentado para o exercício de uma função, como pode voltar a exercê-la?".