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Escolas indígenas terão merenda descentralizada

A partir deste ano, as 14 escolas indígenas da rede estadual passarão a contar com uma alimentação escolar escolhida e comprada pela própria comunidade. A Secretaria Executiva de Educação está organizando mais uma etapa de formação com o objetivo de preparar estas comunidades para gerenciar os recursos disponibilizados pelo governo federal.

A partir deste ano, as 14 escolas indígenas da rede estadual passarão a contar com uma alimentação escolar escolhida e comprada pela própria comunidade. A Secretaria Executiva de Educação está organizando mais uma etapa de formação com o objetivo de preparar estas comunidades para gerenciar os recursos disponibilizados pelo governo federal.

O início da formação dos povos indígenas foi realizada no ano passado e foi bem recebida pelos índios, No entanto, eles solicitaram outros momentos de formação, devido ao grande volume de informações, segundo o gerente do Projeto de Educação Indígena, Gérson Farias.

Como se trata de informações muito novas para eles, é necessário um número maior de discussões, a fim de evitar erros e problemas no processo. Segundo o gerente, seis estabelecimentos de ensino já possuem unidades executoras, formadas por representantes da comunidade escolar, responsáveis pelo recebimento e controle da verba.

O governo do Estado assumiu o compromisso de preparar as escolas não somente para receber os recursos da merenda, mas, também, do Programa Dinheiro Direto na Escola, o que demanda a eleição de conselhos escolares e a criação de unidades executoras nas escolas. "Nos estados onde essa mudança foi realizada sem esse cuidado ocorreram inúmeros problemas burocráticos, principalmente na prestação de contas", explica Gérson.

Atualmente, todas as escolas regulares da rede estadual já recebem e gerenciam os recursos da merenda. As vantagens são muitas, atestadas pelos pais, alunos, funcionários e professores que participam do processo. Os índios também assimilaram esses benefícios e terão mais liberdade e agilidade no processo de aquisição, combinando gêneros in natura e criando um cardápio mais regional.

Entretanto, os cuidados especiais com a merenda entregue aos povos indígenas são os mesmos na compra da merenda centralizada. "O projeto teve o cuidado de realizar consultas às comunidades sobre as preferências de gêneros alimentícios. Assim, só são enviados às escolas os alimentos aceitos pelos povos, sob a orientação de uma nutricionista.