Categorias: Educação Maceió

Educadores discutem ampliação do Ensino Fundamental

Durante o encontro, a secretária-adjunta da Semed, Betânia Toledo, e técnicos da Secretaria falaram sobre as medidas que o município está tomando para implantação do da proposta de forma gradativa na rede.

Diretores e coordenadores de 15 escolas da rede municipal de ensino se reuniram hoje, na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para discutir a proposta preliminar de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no sistema público. Durante o encontro, a secretária-adjunta da Semed, Betânia Toledo, e técnicos da Secretaria falaram sobre as medidas que o município está tomando para implantação do da proposta de forma gradativa na rede.

De acordo com a coordenadora do departamento de 1ª a 4ª séries da Semed, Vanda Cardoso, os principais objetivos da implantação da proposta é oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período de escolarização obrigatória e assegurar que as crianças inseridas mais cedo no sistema de ensino prossigam nos estudos.

A implementação do 3º período da Educação Infantil (Alfabetização) no Ensino Fundamental e a implantação da lei 11.114, de maio de 2005, que torna obrigatória a matrícula de alunos de seis anos de idade no Ensino Fundamental, será de forma progressiva e em consonância com a universalização do atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos. A implantação da proposta também acontecerá nas unidades que estão sendo inauguradas este ano. Nas demais escolas, serão observados critérios como a organização curricular, adequação da estrutura física e material pedagógico.

De acordo com a secretária adjunta, Betânia Toledo, a ação requer planejamento e novas diretrizes e metas para um atendimento ainda melhor das crianças no município, garantindo a expansão da qualidade no ensino. Para isso, será necessário haver uma reestruturação das unidades, criando uma estrutura de aprimoramento para os alunos.