O desfile de 63 blocos de rua anima o bairro do Jaraguá, na primeira noite do Jaraguá Folia, a prévia carnavalesca que é realizada pelo sexto ano. A festa conta com muitas bandas de frevo e segurança reforçada.
O desfile de 63 blocos de rua anima o bairro do Jaraguá, na primeira noite do Jaraguá Folia, a prévia carnavalesca que é realizada pelo sexto ano. A festa conta com muitas bandas de frevo e segurança reforçada.
A expectativa da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos é superar os 30 mil foliões do ano passado, com cerca de 40 mil pessoas no bairro de Jaraguá. “A festa começou com o bloco dos idosos, do PAM Salgadinho e deve terminar às 3h da manhã, com muita animação”, diz o presidente da liga, Ediberto Ticianeli.
Entre os foliões, estão estudantes, profissionais de empresas como os Correios, que desfilam no bloco Zona Postal, crianças, adultos e idosos, que abriram o desfile com o bloco “Sou bom nisso e continuo sendo”.
A irreverência dos blocos, a animação com as bandas de frevo e o desfile dos bois promete marcar as festas carnavalescas. Para os estudantes da Faculdade de Alagoas, os participantes da festa ainda ganham pontos nas disciplinas da faculdade. “Viemos para o bloco Fal Folia e cada estudante deve estar fantasiado, para ganhar um ponto na matéria”, disse uma aluna.
Outros blocos levam mensagens educativas, como o Bloco do Prazer, da Secretaria Municipal de Saúde. O bloco desfila nesta noite e a expectativa dos integrantes é aproveitar a alegria e a diversão para estimular o uso do preservativo como forma de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
Equipes da Vigilância Sanitária e Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano estão vistoriando os ambulantes, para que não comercializem produtos inadequados para o consumo e não ocupem a área dos desfiles.
A vendedora Marilene da Silva, foi uma das primeiras a montar a barraca, ao lado da Associação Comercial de Jaraguá, e espera vender todos os espetos – de carne, frango e queijo – e as bebidas em uma só noite. “Tenho duas caixas de bebidas e 200 espetos para vender. Amanhã, estarei logo cedo na praia, para vender no desfile do Pinto da Madrugada”, diz.
A segurança da festa é feita por 150 homens da Polícia Militar, numa operação coordenada pelo tenente José Paulo. A operação tem o apoio de batalhões da PM e da Rádio Patrulha, que realizará abordagens nas proximidades do local dos desfiles.
“Ficaremos até o fim dos blocos, para garantir a segurança dos foliões. Caso alguém seja detido, será levado para a Delegacia de Plantão III, no Jaraguá”, explicou o tenente.
O trânsito é controlado pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito, que interditou a rua Sá e Albuquerque, onde são realizados os desfiles dos blocos e a entrada da rua Comendador Leão, que dá acesso ao Jaraguá.