Categorias: Brasil

Horário de verão atinge a meta

Levantamento preliminar do Ministério de Minas e Energia aponta que o horário de verão – que termina à meia-noite de hoje, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora – atingiu a meta de economizar cerca de 5% do consumo de energia.

Brasília – Levantamento preliminar do Ministério de Minas e Energia aponta que o horário de verão – que termina à meia-noite de hoje, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora – atingiu a meta de economizar cerca de 5% do consumo de energia.

Essa redução equivale ao abastecimento de uma cidade com 4,5 milhões de habitantes durante o horário de pico, que vai das 18 às 22 horas. Com isso, o governo vai economizar US$ 1,1 bilhão em novos investimentos, como a construção de novas usinas térmicas a gás.

O horário de verão está em vigor até a meia-noite nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

De acordo com o informações do ministério, o estado que mais economizou energia foi Mato Grosso do Sul, 7,6%, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 6,3%. A menor redução no consumo, de 3,4%, foi registrada em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Em 30 dias o Ministério de Minas e Energia informará os dados definitivos sobre a economia de energia durante o horário de verão, iniciado à meia-noite do dia 16 de outubro de 2005.