Representantes do Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça aprovaram, por unanimidade, moção de apoio ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Estácio Gama, pela iniciativa de criação da Central de Inquéritos Policiais e Procedimentos Investigatórios Criminais.
Representantes do Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça (Niej) aprovaram ontem, por unanimidade, moção de apoio ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, pela iniciativa de criação da Central de Inquéritos Policiais e Procedimentos Investigatórios Criminais e do Mutirão de Processos e Procedimentos Criminais, para o combate ao crime organizado no Estado.
Na próxima quarta-feira 22, às 17 horas os membros do Niej irão à sede do TJ/AL manifestar pessoalmente o apoio do órgão ao desembargador-presidente Estácio Gama. O Niej convidará os chefes do Executivo e do Legislativo estaduais para se fazerem presentes ao ato.
“A iniciativa do Poder Judiciário dará resposta à criminalidade que enfrenta, neste momento, o Estado de Alagoas, extensivo às ações já desenvolvidas e em desenvolvimento, reconhecendo a dita atuação, como essencial no combate ao crime organizado”, diz a moção, ao hipotecar solidariedade a todos os profissionais envolvidos nas ações – juízes, promotores, policiais judiciários estaduais e federais e policiais militares.
A reunião do Núcleo Integrado ocorreu na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), sob a presidência do juiz de Direito Fernando Tourinho de Omena Souza. Na ocasião, foi eleita a nova coordenação do Niej, composta pelo advogado Everaldo Patriota (coordenador), vice-presidente da OAB/AL; pelo procurador de Estado Augusto Galvão (subcoordenador) e pelo promotor de Justiça José Carlos Castro, os quais subscreveram a moção de apoio ao TJ/AL.