Categorias: Interior Maceió

Funcionários demitidos de Usina realizam manifestação na orla

Cerca de 400 pessoas, entre familiares e ex-funcionários da Usina João de Deus, do município de Capela, aproveitaram o domingo de prévias carnavalescas em Maceió - que reúne centenas de pessoas na orla - para protestar contra o fechamento da Usina e a situação de miséria pelo qual estão passando.

Alagoas 24 Horas

Alagoas 24 Horas

Cerca de 400 pessoas, entre familiares e ex-funcionários da Usina João de Deus, do município de Capela, aproveitaram o domingo de prévias carnavalescas em Maceió – que reúne centenas de pessoas na orla – para protestar contra o fechamento da Usina e a situação de miséria pelo qual estão passando.

Segundo a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capela, o fechamento da Usina e a omissão dos grupos responsáveis por ela, estão provocando prejuízos, não só aos trabalhadores, mas a cidade de Capela e cidades vizinhas.

Além de trabalho – a principal reivindicação dos trabalhadores rurais demitidos da Usina – eles exigem o pagamento dos serviços prestados, por eles, à Usina, além de cerca de 14 férias, salários atrasados e outros direitos trabalhistas.

“Não estamos pedindo esmola, estamos exigindo o que é direito nosso. Não temos mais trabalho, nem de onde tirar o nosso pão e queremos que a justiça veja isso e tome providências, por que já tem gente passando fome”, desabafa Everaldo dos Santos Silva, trabalhador da Usina há cinco anos.

Neste momento os ex-funcionários da Usina, realizam caminhada pela orla para sensibilizar a população quanto aos problemas das famílias desempregadas. Novo protesto já está marcado para o dia próximo dia 23, quando ocorre a última audiência entre os responsáveis pela Usina João de Deus, grupo Toledo, João Lyra, sindicato dos trabalhadores rurais e da indústria, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, onde serão oficializadas as questões do arrendamento das terras da usina João de Deus e negociação dos direitos trabalhistas com os funcionários.