Categorias: Educação Interior

Esquema de segurança é montado para a chegada de Lula a Alagoas

A reunião realizada no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado nesta manhã definiu os procedimentos que serão adotados para a chegada do presidente Luis Inácio Lula da Silva ao Estado de Alagoas. A previsão é que o vôo de Lula chegue às 13h.

A reunião realizada nesta manhã no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado no Farol, entre o comandante do batalhão e representantes da Polícia de Alagoas definiu os procedimentos que serão adotados para a chegada do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O esquema de segurança será feito em parceria com a Polícia Civil, Militar e Federal, mas não teve a quantidade de homens divulgada para não prejudicar o andamento da operação.

Amanhã, o vôo presidencial está previsto para chegar às 13h, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Depois, Lula irá até o campus universitário da Ufal em Arapiraca de helicóptero, onde lançará a pedra fundamental da nova construção.

A comitiva presidencial será formada pelos presidentes da Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB), além de representantes da bancada federal alagoana, entre eles os senadores Téo Vilela (PSDB) e do deputado federal Rogério Teófilo (PPS).

A visita a Arapiraca faz parte de uma verdadeira maratona que Lula irá percorrer pelo Nordeste. Em dois dias de visita, o presidente irá a cinco cidades para inaugurar e anunciar obras, mas não ficará mais do que quatro horas em cada um destes municípios.

Campus Arapiraca

O novo campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deve começar a funcionar com 16 cursos de graduação e a oferta de 640 vagas. Para isso, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou um convênio com a Ufal.

A estrutura será construída com a ajuda de mais de R$ 8 milhões do Governo Federal e o Ministério da Educação já autorizou a contratação de 170 docentes e 45 técnicos.

O novo campus faz parte do projeto de expansão universitária do governo – programa Expandir – que investirá em 68 municípios do país R$ 600 milhões até 2007.

Em Arapiraca, vão funcionar 11 cursos: enfermagem, agronomia, zootecnia, ciências da computação, administração de empresas, educação física e arquitetura, além de licenciaturas em biologia, matemática, física e química.

No pólo de Viçosa, que abrange 23 municípios, será oferecido o curso de medicina veterinária. No pólo de Palmeira dos Índios, com cerca de 10 municípios no entorno, a Ufal vai oferecer cursos de serviço social e psicologia. Já o pólo Penedo, que também abrange 10 municípios, terá cursos de turismo e engenharia de pesca.