Categorias: Maceió

Marechais de bronze chegam a Maceió

Neste momento, o arquiteto Alex Barbosa, o engenheiro Petrarcas Calheiros e o escultor J. Maciel acompanham a fixação das estátuas de bronze dos marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca.

Alagoas24horas

Escultor J. Maciel, engenheiro Petrarcas Calheiros e arquiteto Alex Barbosa acompanham substituição de monumentos

O Monumento à República, localizado no bairro de Jaraguá, passa por sua primeira modificação. Neste momento, o arquiteto Alex Barbosa, o engenheiro Petrarcas Calheiros e o escultor J. Maciel acompanham a fixação das estátuas de bronze dos marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca.

Inaugurado em 15 de novembro do ano passado, com a presença do vice-presidente da República José Alencar, do governador Ronaldo Lessa e de milhares de pessoas, o monumento foi construído para homenagear duas figuras representativas da República no País, que nasceram em Alagoas.

A mudança das estátuas estava prevista desde a inauguração do monumento, visto que as esculturas definitivas não estariam prontas no prazo exigido. Então o escultor, o pernambucano J. Maciel, construiu duas réplicas de gesso, concreto e ferragem, que seriam substituídas posteriormente.

Hoje, a saga dos “Marechais de Bronze” chega ao fim. Depois de uma viagem de 17 horas, as duas estátuas (que pesam 500kg cada) chegaram à capital alagoana e estão sendo fixadas em suas bases definitivas.

Segundo o arquiteto Alex Barbosa, as esculturas substituídas serão levadas para Recife, onde ficarão expostas na casa do escultor, embora ele defenda que as obras de arte deveriam ficam em Alagoas, por tratar-se de filhos da terra.

Cerca de 15 homens estão envolvidos no processo de remoção das antigas e instalação das novas estátuas.