O Fluminense respirou aliviado na Taça Rio. Na noite desta quarta-feira de cinzas, no Maracanã, o time conquistou a primeira vitória no segundo turno ao vencer o América por 2 a 0. Com o resultado, o Flu manteve vivas as esperanças de classificação para as semifinais.
O Fluminense respirou aliviado na Taça Rio. Na noite desta quarta-feira de cinzas, no Maracanã, o time conquistou a primeira vitória no segundo turno ao vencer o América por 2 a 0. Com o resultado, o Flu manteve vivas as esperanças de classificação para as semifinais.
Mas o triunfo foi apenas o primeiro passo de uma corrida de recuperação que o Fluminense precisa fazer. Depois de duas derrotas contra equipes de baixo investimento e restando três partidas para o fim da Taça Rio, o time somou os primeiros três pontos na classificação do grupo A, deixando a lanterna e passando a ocupar a terceira posição.
Embora ainda existam boas chances matemáticas de avançar às semifinais, o Fluminense precisa vencer todos os jogos restantes e ainda torcer por tropeços de Flamengo e Americano, que ocupam posições melhores no grupo.
A vitória sobre o América também interrompe uma seqüência negativa dentro do Estadual. Desde a goleada por 6 a 0 sobre o Nova Iguaçu, no dia 18 de janeiro, o time das Laranjeiras não sabia o que era vencer na competição. De lá para cá, o time havia empatado dois jogos (Americano e Flamengo) e perdido três (Cabofriense, Madureira e Friburguense).
O técnico Paulo Campos comandou o Fluminense pela segunda vez desde que chegou ao clube. Apesar da vitória, o time não apresentou bom futebol, demonstrando que alguns ajustes ainda precisam ser feitos.
Embora tenha perdido, o América segue bem na classificação do grupo B. O vice-campeão da Taça Guanabara não ostenta mais os 100% de aproveitamento na Taça Rio, mas, com seis pontos, ocupa as primeiras posições da chave. Os comandados de Jorginho se mantêm com boas chances de classificação às semifinais.
Na próxima rodada, o time rubro tentará se recuperar contra o Flamengo e, se vencer, estará ajudando o Fluminense. A partida acontecerá neste domingo, às 16h, em Edson Passos. Já o time das Laranjeiras tentará a segunda vitória seguida, no clássico contra o Vasco, domingo, às 18h10, no Maracanã.
O atacante Dodô fez sua parte. Com um golaço de voleio, ele balançou as redes pela sétima partida seguida e salvou o Botafogo da derrota para a Cabofriense, que abriu o placar com Sorato. Mas o empate por 1 a 1 com o adversário, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela terceira rodada da Taça Rio, manteve o Alvinegro sem vitória no segundo turno e longe do título Estadual antecipado.
Com o empate, o Botafogo permaneceu na lanterna do Grupo B, agora com dois pontos. A campanha ruim deixa a equipe com poucas chances de conquistar a Taça Rio e, assim, o Estadual de forma antecipada (uma vez que já ganhou a Taça Guanabara).
A apenas três rodadas do fim do segundo turno, o Alvinegro está quatro pontos atrás do vice-líder Volta Redonda. A Cabofriense chega ao seu primeiro ponto na chave A, mas também não deixa a última posição do grupo. Apenas os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais e seguem na luta pelo título da Taça Rio.
O empate poderá causar um mal-estar no Botafogo. Depois que o time ganhou a Taça Guanabara, a diretoria enfatizou publicamente que a prioridade no clube passou a ser a conquista da Taça Rio para que a equipe seja campeã estadual (algo que não acontece desde 1997) antecipadamente. No entanto, tudo o que o Alvinegro conseguiu desde então foi vencer o Operário-MS, pela Copa do Brasil, duas vezes.
Na estréia na Taça Rio, o Botafogo decepcionou ao empatar com o Nova Iguaçu por 1 a 1. Depois, na segunda rodada, perdeu o clássico para o Flamengo por 3 a 2. Com mais um resultado negativo nesta quarta, o time ficou mais distante do seu objetivo.
O Botafogo vai tentar buscar a reação no Estadual no próximo domingo, às 18h10, quando enfrenta o Americano, em Campos, pela quarta rodada da Taça Rio. Dez minutos antes, a Cabofriense volta a campo para enfrentar o Friburguense, em Cabo Frio.