Hoje, às 20h, rerá realizada a solenidade de comemoração pelos 168 anos de existência do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) - Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca.
Hoje, às 20h, rerá realizada a solenidade de comemoração pelos 168 anos de existência do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) – Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca. A data oficial de aniversário foi no último dia 28 de fevereiro, mas a confraternização foi adiada para ocorrer junto com a solenidade de incorporação dos novos soldados.
A solenidade terá uma série de atividades. Dentre elas estão: apresentação da tropa, entrada simbólica dos recrutas no quartel, canto do Hino Nacional, leitura da mensagem do Comandante do Exército, palavras do Comandante do Batalhão, recepção para autoridades, além da entrega de diplomas de “Amigo do Batalhão”.
A honraria “Amigo do Batalhão” é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e ao estreito vínculo de amizade de personalidades alagoanas com nossa Organização Militar. Dentre outros fatores, a importante participação da família dos novos soldados dará o brilho especial a festa, onde seus filhos iniciam uma nova jornada em suas vidas, ingressando o Exército Brasileiro.
Enquanto a guerra de secessão ameaçava a integridade do império brasileiro, em 1838, surgiu um novo Batalhão em nosso Exército. Mas somente em 28 de fevereiro de 1839, através do decreto nº 31, surgiu com a denominação de 1º Batalhão de Caçadores, o 59º BI Mtz – Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca. detentor de ricas tradições de bravura e abnegação e de uma história repleta de relevantes serviços prestados à Pátria.
Logo após sua criação, atuou na pacificação da Província de Santa Catarina, contribuindo para a manutenção da unidade nacional; Na Campanha da Tríplice Aliança, cobriu-se de glórias ao alcançar, com sangue e com fogo, retumbantes vitórias em batalhas como as de Tuiutí, Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e Porto Obella. No último século, a Unidade foi deslocada diversas vezes para pacificar outros estados, resguardando a Lei, a Ordem e os interesses maiores do Povo Brasileiro. Também, em diversas ocasiões, foi empregada em operações humanitárias levando a mão amiga do Exército Brasileiro para aliviar o sofrimento de populações atingidas pela seca ou pelas chuvas torrenciais.
Por ser a única Organização Militar operacional do Exército em Alagoas, o 59º BI Mtz identifica-se profundamente com seu povo, com sua história, e com os destinos da Nobre Terra dos Marechais.