De acordo com Tourinho, a novidade deste ano é que as escolas das redes estadual e municipal de ensino também participarão do programa. “Ano passado, quando o projeto foi criado em Alagoas, só atendeu à rede particular.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Fernando Tourinho, concedeu entrevista exclusiva ao Alagoas24horas e falou sobre o projeto Eleitor do Futuro, que tem como objetivo despertar a consciência política nos jovens.
De acordo com Tourinho, a novidade deste ano é que as escolas das redes estadual e municipal de ensino também participarão do programa. “Ano passado, quando o projeto foi criado em Alagoas, só atendeu à rede particular. Este ano, o debate será estendido em outras escolas, principalmente entre jovens da periferia”, afirma.
Tourinho destacou a importância do programa. “Os jovens entre 16 e 18, que têm voto facultativo, irão perceber a importância do voto e conhecer seus direitos e deveres políticos. Os alunos terão noções sobre Direito Eleitoral e receberão esclarecimentos sobre o que é proibido e permitido durante o processo eleitoral”, destaca.
Para Tourinho o caminho para libertação é a educação política. “Os jovens devem criar uma consciência política, porque a política rege as questões sociais, culturais e econômicas, por exemplo. Os adolescentes de hoje estarão decidindo o futuro próximo do Estado, do Brasil. Por isso queremos alertar que o voto é um instrumento poderoso no processo democrático”, afirma.
O projeto eleitor do Futuro vai ser realizado em 19 estados brasileiros. Em Alagoas, o coordenador do projeto é o Desembargador Humberto Martins.