O trabalho de capacitação turística será iniciado com os motoristas de táxi, com inscrições abertas a partir de amanhã, no prédio da antiga rodoviária, Poço.
Numa cidade em que o turismo já é a segunda atividade econômica mais importante, capacitar os profissionais que trabalham nesta cadeia produtiva é oferecer ao turista um bom atendimento que, assim como as belezas naturais e as atrações históricas, culturais e de lazer, é um fator que garante a Maceió posição de destaque entre os destinos turísticos do País. Para a população local, agregar valor à atividade turística significa mais empregos e renda.
Visando a explorar essa via de desenvolvimento sócio-econômico, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Seturma) vai capacitar os profissionais da cadeia turística da Capital, como garçons, recepcionistas de hotel, entre outros. Segundo a secretária-adjunta da Seturma, Cláudia Pessoa, o trabalho será iniciado com os motoristas de táxi. A partir desta segunda-feira (06), estarão abertas as inscrições para o curso de capacitação turística para taxistas, a ser realizado no prédio da antiga rodoviária, Poço.
Estão sendo oferecidas 400 vagas e os participantes serão divididos em cinco turmas de 80 pessoas. Cada turma escolherá um dia da semana para assistir às palestras, com duração de 2 horas, durante quatro semanas. Serão abordados os temas “O que é o turismo”; “O turismo em Maceió”; “Turismo legal”, palestra a ser realizada com parceria do Ministério Público; e “Qualidade no atendimento”.
“Vamos mostrar aos participantes a importância do turismo como atividade econômica e qual a importância deles na cadeia produtiva. Em uma das palestras, eles farão um city tour virtual a fim de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Não queremos transformá-los em guias mas, quando um taxista for solicitado a fazer um city tour, ele precisa saber que locais visitar e ter informação orientada sobre aqueles determinados pontos”, afirmou Cláudia Pessoa.
As inscrições podem ser feitas na Seturma, situada na Rua Sá e Albuquerque, 310, Jaraguá, em frente à Praça Dois Leões. Os documentos necessários são: cópias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Porte Obrigatório de Permissão (SMTT), da Carteira de Taxista e duas fotos 3×4. Para mais informações, o telefone da secretaria é 3336.4409. A primeira turma terá início no dia 13 de março.