Categorias: Educação Maceió

SEE abre inscrições para exames seletivos

Os exames são gratuitos e representam, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, uma oportunidade para os jovens e adultos que já estão no mercado de trabalho e necessitam comprovar os estudos, além de ser um auxílio para os alunos da 8ª série do ensino fundamental ou 3º ano do ensino médio reprovados em componentes curriculares que correspondam até 35% da carga horária cursada durante todo o ano letivo.

A Secretaria Executiva de Educação – SEE publicou no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 03, o calendário de realização da 1ª etapa dos Exames Supletivos de Educação Básica 2006 – ensino fundamental (1ª a 8ª série) e ensino médio. As inscrições estão abertas desde ontem e podem ser feitas até o dia 22 deste mês, no horário das 9h às 17h.

Os exames são gratuitos e representam, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, uma oportunidade para os jovens e adultos que já estão no mercado de trabalho e necessitam comprovar os estudos, além de ser um auxílio para os alunos da 8ª série do ensino fundamental ou 3º ano do ensino médio reprovados em componentes curriculares que correspondam até 35% da carga horária cursada durante todo o ano letivo.

Segundo a coordenadora dos exames, Maria Aparecida dos Santos, a maioria dos participantes é constituída de pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos e já estão trabalhando necessitando, portanto, de certificação.

Dentre os critérios para inscrição, a idade mínima para alunos do ensino fundamental é de 15 anos (1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries) e 18 anos para os do ensino médio (antigo científico).

Os interessados devem apresentar original e cópia autenticada do CPF e um dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho e certificado de conclusão da 8ª série, para os que desejam fazer as provas de ensino médio.

Locais de inscrição – Alunos do interior do Estado podem se inscrever nos municípios em que residem, nas escolas estaduais indicadas pelas suas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Na capital, os interessados devem se dirigir ao Cepa ou à sede da SEE. As inscrições na Secretaria de Educação serão informatizadas e o candidato deve estar munido apenas da documentação original. No ato da inscrição será cobrada uma taxa no valor de R$ 5,00.

Foram credenciados os seguintes locais em Maceió: na 1ª CRE, os interessados podem se dirigir à sede da SEE, ao Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (Ceja), na rua João Pessoa (antiga rua do Sol), escolas Tavares Bastos e Edmilson Pontes, no Farol; Aurelina Palmeira e Guiomar de Almeida, no Vergel do Lago; e Sebastião da Hora, na Pitanguinha.

Já na 13ª CRE, os candidatos podem procurar as escolas estaduais Rosalvo Lobo, na Jatiúca; Mota Trigueiros, no Santo Eduardo; Theonilo Gama, no Jacintinho; Miran Marroquim, nas Piabas; Maria das Graças de Sá Teixeira, no Feitosa; e Fernandes Lima, no Barro Duro.

As escolas Salete de Gusmão, no Conjunto Osman Loureiro; Geraldo Melo, no Graciliano Ramos; Alfredo Gaspar de Mendonça, no Eustáquio Gomes; Eunice de Lemos Campos, no Benedito Bentes; Rosalva Pereira Viana, no conjunto Santa Lúcia e Lafaiette Belo, no Benedito Bentes, são as unidades de ensino da 14ª CRE autorizadas a fazer as inscrições.

Na 15ª CRE, localizada no Cepa os alunos podem se dirigir às escolas Moreira e Silva; Maria José Loureiro; Afrânio Lages; D. Pedro II; José da Silva Camerino; e Laura Dantas.

Cartões de inscrição

Os cartões de inscrição serão entregues no período de 17 de abril a 5 de maio, no mesmo local onde o candidato se inscreveu. A coordenação dos exames orienta aos inscritos que fiquem atentos às datas para não perderem as provas, pois não haverá prorrogação.

Para receber o cartão de inscrição o candidato deve apresentar o comprovante da inscrição e documento de identificação. Caso o aluno não possa comparecer no período determinado para apanhar seu cartão poderá enviar uma outra pessoa com o seu documento original de identificação.

Provas

As provas serão realizadas simultaneamente em todo o Estado sob a coordenação da SEE e das CREs. Os exames serão organizados em cadernos por nível de ensino. No dia 11 de junho, das 8h às 12h, será aplicada a prova de 1ª a 4ª série. Abrange as disciplinas de língua portuguesa, matemática (com 20 questões cada), artes, história, geografia e ciências naturais (com 10 questões cada).

No mesmo dia os candidatos de 5ª a 8ª série irão prestar os exames, só que em dois horários: pela manhã, a partir das 8h, serão aplicadas as provas de língua portuguesa, matemática e artes. A partir das 14h, será a vez dos cadernos de ciências, história, geografia e língua estrangeira.

Para os candidatos do ensino médio, as provas acontecem no mesmo período, mas em horários distintos. No dia 11, a partir das 8h, serão aplicados os testes de língua portuguesa, artes, língua estrangeira e fundamentos sócio/filosóficos. No período da tarde os exames de física, química e geografia.

Os interessados devem ficar atentos para as provas de matemática, biologia e história, que acontecem no dia 10, das 19 às 22h. Os candidatos aprovados em língua portuguesa para o ensino fundamental (5ª a 8ª série) e do ensino médio deverão se submeter à prova de redação no dia 16 de julho no horário de 8h às 11h, em local a ser divulgado no cartão de inscrição e na capa da prova de língua portuguesa.

Os resultados das provas objetivas serão divulgados a partir do dia 10 de julho nos locais onde foram realizadas as inscrições. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3315-1334.