Nove mulheres foram homenageadas, na manhã de hoje, pelo Corpo de Bombeiros com a Medalha Amigo do Bombeiro. A major Elza Cansanção Medeiros, enfermeira reformada do Exército e primeira voluntária brasileira a se apresentar para a Segunda Guerra Mundial, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Bombeiro Militar.
Nove mulheres foram homenageadas na manhã de hoje pelo Corpo de Bombeiros com a Medalha Amigo do Bombeiro. A major Elza Cansanção Medeiros, enfermeira reformada do Exército e primeira voluntária brasileira a se apresentar para a Segunda Guerra Mundial, em abril de 1943, recebeu excepcionalmente a Medalha de Honra ao Mérito Bombeiro Militar.
Querendo prestar homenagem às mulheres de Alagoas, o coronel Jair Cordeiro de Melo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), resolveu conceder as primeiras medalhas de Amigo do Bombeiro no Dia Internacional da Mulher. Para isso, convidou mulheres de diversas áreas públicas para representarem todas as mulheres.
“Acredito que o Dia Internacional da Mulher é mais importante que o Dia das Mães, isto porque nem todas as mulheres são mães”, disse o coronel Jair. Ele ainda afirma que o Corpo de Bombeiros ficou mais alegre com a chegada das mulheres aos quartéis.
O CBM tem em seus quadros, atualmente, setenta e quatro mulheres efetivas que assumem funções burocrática e operacional. Mais treze bombeiras temporárias estão assumindo funções burocráticas na Corporação.