Os índios da tribo Xucuru-Kariri, de Palmeira do Índios, estão em clima de festa após a resposta da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Brasília, relativa à liberação da análise do processo de transferência de terras reivindicadas.
Os índios da tribo Xucuru-Kariri, de Palmeira do Índios, estão em clima de festa após a resposta da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Brasília, relativa à liberação da análise do processo de transferência de terras reivindicadas. Na tarde de hoje, os técnicos da Funai em Maceió se deslocaram até o local para dar início às transações com os fazendeiros.
Alojados deste a semana passada, na sede da Funai – apesar das dificuldades da ocupação – os índios afirmam continuar no local até que os técnicos voltem de Palmeira dos Índios com a resposta da negociação. “São 25 fazendas, com cerca de 345 hectares. Esperamos só a resposta dos técnicos para saber se os proprietários concordam ou não com a avaliação do terreno”, diz o representante indígena, José Carlos.
As áreas atenderão quatro aldeias da tribo Xucuru-Kariri: Coité, Fazenda do Canto, Mata Cafuna de Baixo e Serra do Amaro. “São mais de três mil índios Xucurus em Palmeira e, no ano passado, a Funai fez uma avaliação sobre as terras emergenciais, mas ainda não temos as terras”, diz o cacique Selmo, da aldeia Coité.