A gasolina mais barata vai ser o principal motor da campanha de marketing da auto-suficiência na produção nacional de petróleo. O anúncio virá a bordo de uma série de comerciais da Petrobras, veiculados a partir de 22 de abril, dia do descobrimento do Brasil.
A gasolina mais barata vai ser o principal motor da campanha de marketing da auto-suficiência na produção nacional de petróleo. O anúncio virá a bordo de uma série de comerciais da Petrobras, veiculados a partir de 22 de abril, dia do descobrimento do Brasil.
O percentual de redução dos preços ainda não está decidido, mas há margem de sobra: estudo da RC Consultores estima que a defasagem em relação ao preço do combustível no exterior, este mês, gira em torno de 16,5%.
A campanha publicitária custará, só na primeira fase, mais de R$ 30 milhões. É a maior da história da Petrobras, superando os investimentos na comemoração do cinqüentenário, em 2003.
Os comerciais são assinados pelas três agências de propaganda que atendem a estatal: Quê, F/Nazca e Duda Propaganda – a última pertencente a Duda Mendonça, que confessou, em depoimento ao Congresso, no ano passado, ter recebido R$ 10,5 milhões em recursos de caixa dois pelo trabalho de marketing para o PT durante a campanha presidencial de 2002.
Para se ter idéia da grandeza do investimento na atual campanha, o orçamento total de publicidade da Petrobras no ano passado foi de cerca de R$ 210 milhões. Cada uma das três agências recebeu em torno de R$ 50 milhões. Um executivo ligado à campanha afirmou ao Jornal do Brasil que a escolha do trio de criação foi uma forma de evitar polêmicas, devido aos escândalos envolvendo o dono da Duda Propaganda.
– Foram escolhidas as três agências, depois de uma concorrência interna. Para evitar notícias caso o Duda Mendonça ganhasse ou perdesse a conta, decidiu-se dividir os esforços. No ano passado, a Duda Propaganda perdeu diversas contas do governo federal. Só conservou a da Petrobras, prorrogada em dezembro por mais um ano, sob a alegação de que a licitação para escolha das novas agências havia atrasado.
Oficialmente, a empresa limitou-se a informar que a campanha enfocará as conquistas tecnológicas propiciadas pela exploração de petróleo, além de reforçar os "valores de brasilidade". Todas as mídias serão contempladas, da impressa à eletrônica.