As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de junho deste ano, na Secretaria do Memorial Desembargador Hélio Cabral, no térreo do edifício sede do MP, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.
O Ministério Público de Alagoas vai ter seu hino escolhido em concurso instituído pela Procuradoria Geral de Justiça de Alagoas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de junho deste ano, na Secretaria do Memorial Desembargador Hélio Cabral, no térreo do edifício sede do MP, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.
Apenas os brasileiros natos e naturalizados, com residência de no mínimo dois anos em Alagoas, podem concorrer, com exceção dos integrantes do MP (mesmo aposentados), servidores efetivos, ocupantes de qualquer dos cargos comissionados da estrutura funcional ou prestador de serviço terceirizado.
Cada concorrente deverá apresentar, no ato da inscrição, uma composição inédita, já inserida na composição musical (letra e música). A composição vencedora receberá um prêmio de R$ 3 mil. A autoria pode ser única ou resultado de uma parceria entre um letrista, um compositor e um arranjador.
A letra do hino deve ressaltar as atribuições do MP, sua importância e função para a conquista e manutenção da paz social. “No estribilho o autor deve mencionar, expressamente, os princípios constitucionais que disciplinam a atuação do Ministério Público, que são “unidade, indivisibilidade e independência funcional, letra essa, devidamente embalada por uma melodia adequada à natureza da peça musical”, destaca a promotora de Justiça Kícia Cabral, coordenadora do concurso.
Os hinos inscritos serão avaliados em duas etapas: uma classificatória/eliminatória e a final, quando serão selecionados os três melhores. A Comissão Julgadora será composta por todos os membros do Colégio de Procuradores de Justiça que indicará os nomes de um músico, ou um compositor (letrista), ou um arranjador e um maestro para composição do júri.