Mais uma edição do projeto Dramaturgia: leituras em cena, terá início no próximo dia 27, no Teatro SESC Jofre Soares, no Centro. O projeto tem a finalidade de estimular a leitura e reflexão do texto teatral.
Mais uma edição do projeto Dramaturgia: leituras em cena, terá início no próximo dia 27, no Teatro SESC Jofre Soares, no Centro. O projeto tem a finalidade de estimular a leitura e reflexão do texto teatral. Este ano o profissional escolhido para ministrar as oficinas foi Roberto Lúcio, professor de teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e terá como tema central os dramaturgos alagoanos. As inscrições já foram encerradas, sendo permitida a participação dos interessados somente como ouvintes, sem direito ao certificado.
O projeto, que está em sua sétima edição, tem como objetivo incentivar e aguçar a prática da leitura, em voz alta, de textos teatrais nacionais e estrangeiros mediando debates e reflexões acerca da importância e do papel da dramaturgia no teatro contemporâneo, proporcionando uma espécie de intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores, formadores de opinião e o público interessado. Para esta edição os textos escolhidos serão de dramaturgos alagoanos, valorizando assim a cultura local; como este tema já foi abordado em 98, a seleção será feita de maneira minuciosa para que não haja repetição nos textos escolhidos.
A programação é composta de encontros temáticos, sessão de filmes, exposições do acervo de bancos dos textos teatrais do SESC, palestras e workshops. As leituras encenadas serão orientadas por diretores locais, a partir dos conceitos e técnicas apreendidas durante as oficinas, ressaltando que só poderá participar da leitura encenada quem se inscrever na oficina.
Ao longo destes sete anos de existência, o projeto alcançou grande repercussão e credibilidade junto aos grupos locais, mobilizando um público bastante diversificado: desde artistas principiantes até estudantes de teatro, transformando-se em uma perfeita estratégia de aglutinação de interessados e estudiosos da área.
Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Roberto iniciou sua carreira como ator em 1979, na cidade de Olinda, ainda adolescente. Foi sócio-fundador do Grupo de Teatro Arruart, produzindo, dirigindo e atuando nos espetáculos da equipe. Desde então vem criando e interpretando vários personagens para teatro, entre Recife e Salvador.
Licenciado como arte-educador em teatro pela Universidade Federal da Bahia, tem ministrado cursos e oficinas em centros, espaços culturais e universidades em diversas áreas como iniciação, interpretação, direção e teoria do teatro.