Categorias: Política

“Hoje é um dia histórico”, afirma Lessa

O governador Ronaldo Lessa (PDT) começou hoje sua peregrinação de despedida do cargo. Em sua última troca de guarda, Lessa declarou que sai do governo com a sensação de ter colocado Alagoas na estrada do desenvolvimento, fazendo alusão à propaganda institucional marca de sua gestão. Ele definiu a manhã de hoje como um dia histórico para o Estado.

Alagoas 24 Horas

Alagoas 24 Horas

O governador Ronaldo Lessa (PDT) começou hoje sua peregrinação de despedida do cargo. Na próxima sexta-feira, o vice-governador Luís Abílio (PDT) assume em definitivo a cadeira do Palácio República dos Palmares. Em sua última troca de guarda, Lessa declarou que sai do governo com a sensação de ter colocado Alagoas na estrada do desenvolvimento, fazendo alusão à propaganda institucional marca de sua gestão. Ele definiu a manhã de hoje como um dia histórico para o Estado.

“Em momento como este, quando resgatamos o nosso sentimento cívico, devemos nos voltar ao passado e lembrar como Alagoas se encontrava há sete anos. Foi uma mudança. Um resgate de símbolos, que não é mais importante que a vida, mas faz parte dela”, colocou Lessa. “Hoje é um momento histórico. Quando criamos a troca de guarda estávamos resgatando um lugar de reverência, democracia e história para o nosso povo. Resgatamos a cidadania e o respeito”, complementou.

O governador falou da importância dos símbolos, inclusive os construídos em sua gestão, como por exemplo, o Memorial da República. “Quando idealizamos a troca de guarda, resgatamos prédios históricos e construímos símbolos para o futuro. Nossa intenção era criar uma forma de governo onde a Praça Floriano Peixoto fosse um local democrático para as reivindicações e a democracia. Este local é do povo e de representantes do povo. Aqui não é para estar a elite”, sentenciou o governador.

“Este período de quase oito anos em que estive aqui, fiz questão de firmar com a equipe o compromisso com o desenvolvimento e respeito às instituições públicas. Não realizamos tudo, mas ao olhar para o passado podemos refletir para a necessidade de compromisso com o povo. Fizemos das nossas instituições locais cívicos que representam sentimentos, para que lutemos por melhores salários e condições, fazendo valer a democracia. Apontamos para o futuro”, disse o governador.

Lessa disse ainda que uma das obras mais importantes de seu governo é o Palácio República dos Palmares, que possibilitou a criação de um museu político no Palácio Floriano Peixoto, onde antes funcionava a sede do Governo de Alagoas. “Criamos o local das liturgias e o palácio do trabalho. Inovamos com maior funcionalidade para que o governo funcione de forma integrada e busque sempre o melhor. Ainda não temos o ideal, mas possuímos o caminho”.

Para Lessa a importância do resgate dos prédios e das ações que exaltam o patriotismo é visível para desenvolver o orgulho do povo alagoano. “Cada garoto na escola aprendendo o Hino Nacional e o de Alagoas. É o nascer do respeito por nossas instituições e símbolos e assim construirmos um novo tempo”, definiu.

Sob protesto

O governador não deixou de citar o protesto pacífico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) que acontecia na Praça Floriano Peixoto, no mesmo momento da troca de guarda.

“Esta reivindicação dos professores e dos trabalhadores da educação mostra o peso deste lugar e define melhor a necessidade de termos sentimento cívico e democrático. O direito a voz do trabalhador tem que existir e os saúdo por isso, que a sociedade fale para que a democracia exista e que assim possamos fazer o melhor. Este é o resgate dos símbolos de Alagoas”, finalizou.