Categorias: Notícias

Administração alerta servidor para o prazo final do recenseamento

A Secretaria Executiva de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio solicita aos servidores que ainda não realizaram o censo para se dirigirem às centrais disponibilizadas para o atendimento, pois o prazo, que se encerra no dia 28 de abril, não será prorrogado.

A Secretaria Executiva de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio solicita aos servidores que ainda não realizaram o censo para se dirigirem às centrais disponibilizadas para o atendimento, pois o prazo, que se encerra no dia 28 de abril, não será prorrogado. O recenseamento é obrigatório e exclusivo para os servidores ativos do Poder Executivo estadual, aposentados e pensionistas. Quem recebe pensão alimentícia não precisa fazer o censo. O servidor que não realizar o recenseamento poderá ter o salário suspenso.

Dados da secretaria apontam que no período de 6 a 31 de março deste ano, apenas 21.264 dos 60.282 servidores estaduais efetivaram o censo, 35,3% do total, ou seja, menos da metade do previsto. No interior, com as regiões até agora visitadas, o quantitativo de atendimento no censo foi de 8.810, ou seja, 51,5% do total de 17.089.

Como restam apenas 17 dias para o término do recenseamento, a coordenação teme que haja transtornos, caso os servidores deixem para última hora. “O período de realização do censo é uma determinação do contrato firmado entre o Ministério da Previdência, as empresas que fazem parte do consórcio e governo do Estado. Pedimos aos servidores que procurem as centrais a fim de agilizarem suas informações para o censo, inclusive no período da tarde, onde temos constatado um movimento pequeno”, salientou Adriana Toledo, coordenadora estadual.

Para realizar o censo, o servidor ativo pode acessar o site www.portaldoservidor.al.gov.br, digitar os dados solicitados e fazer a entrega dos documentos requisitados no setor de pessoal do órgão de origem, ou realizar todo o procedimento nesse mesmo setor, caso não tenha acesso a internet.

Nas secretarias executivas de Educação e Saúde e na Polícia Militar, por serem órgãos com um maior número de servidores, foram montadas centrais exclusivas de atendimento.

Os aposentados e pensionistas também podem seguir os mesmo passos do ativo. A diferença é que os aposentados devem se dirigir ao auditório da Escola de Governo, localizado no antigo hotel Beiriz, para entregar os documentos, no horário das 8 às 18 horas. As pensionistas devem realizar o censo ou simplesmente fazer a entrega dos documentos necessários na Secretaria Executiva de Administração, no horário das 14 às 18 horas.

Para os servidores que moram no interior está sendo disponibilizada uma equipe itinerante, que já visitou as cidades do Alto Sertão, Médio Sertão, Bacia Leiteira, Agreste e Zumbi. Nesta quinta-feira, a equipe se instalou na região do Vale do Paraíba e montou a base na cidade de Viçosa.