Categorias: Polícia

Filho de secretário de Satuba tem regalias no 4°DP

O que era para ser uma cela normal de delegacia se tornou um quarto de hotel. A cela do 4º Distrito Policial, no bairro do Farol, onde está preso o acusado de envolvimento no seqüestro e assassinato do estudante Élcio Ferreira de Oliveira, Tiago Vera Cruz (o “Tiago Lampião”), possui ar condicionado, olho mágico e banheiro privativo.

O que era para ser uma cela normal de delegacia se tornou um quarto de hotel. A cela do 4º Distrito Policial, no bairro do Farol, onde está preso o acusado de envolvimento no seqüestro e assassinato do estudante Élcio Ferreira de Oliveira, Tiago Vera Cruz (o “Tiago Lampião”), possui ar condicionado, olho mágico e banheiro privativo.

A regalia, que seria a cela especial determinada pelo juiz da 8ª Vara Criminal, Alberto Jorge Correia Barros Lima, está longe dos padrões previstos pelo Código Penal Brasileiro.

A cela, que passou por várias adaptações, é mantida pelo pai de Tiago, o ex-prefeito de Campo Alegre e atual secretário de Administração de Satuba, Cyro Vera Cruz. O diretor-geral da Polícia Civil, Robervaldo Davino, confirmou saber da existência desta cela e disse que ao tomar conhecimento do fato acionou o delegado responsável da distrital, Renivaldo Batista, para que comunicasse ao juiz que decretou o isolamento de Tiago dos demais presos as características da cela.

“No decreto de prisão o juiz solicitou que ele ficasse em uma cela especial, separado dos demais presos, devido ao grau de periculosidade. Acionei o delegado para que ele comunique o juiz e possa resolver a situação”, disse Davino.

O Alagoas 24 Horas falou com o pai do acusado por telefone, Cyro Vera Cruz, que confirmou está mantendo a cela do filho. “Eu sou pai e quis proporcionar apenas o melhor para meu filho. Sei que a Secretaria de Defesa Social não tem condições de manter uma cela especial e por isso levei melhores condições para meu filho. As coisas que tem lá não são regalias. Caso a Justiça determine a retirada, a gente retira”, explicou o secretário de Administração de Satuba.

Tiago Lampião

Tiago Vera Cruz (conhecido como “Tiago Lampião”) é filho do ex-prefeito de Campo Alegre e atual secretário de Administração de Satuba, Cyro Vera Cruz, e está preso desde o dia 2 de abril na delegacia do 4º Distrito Policial após uma operação do Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais (Tigre) no Loteamento Pouso da Garça, no bairro da Serraria.

Ele é acusado de envolvimento no seqüestro e assassinato do estudante Élcio Ferreira de Oliveira, ocorrido em 2001, além de responder por mais dois crimes, o assassinato dos representantes comerciais Milton Muniz Neto, 22 anos e Ginaldo Gama Ferreira, 32, ocorrido em outubro de 2002 num churrasquinho no Eustáquio Gomes.

No crime do Eustáquio Gomes, Tiago Lampião estava acompanhado de mais uma pessoa quando se levantou da mesa onde estava e deflagrou tiros à queima-roupa nos representantes e deixou o local sem preocupação. Segundo informações, o motivo da execução seria uma discussão anterior devido à “paquera” de uma mulher que o acompanhava com Milton.

Em seu histórico, Tiago carrega ainda o assassinato acidental de sua irmã, crime ocorrido quando tinha aproximadamente 12 anos, no Conjunto Inocoop. Ele teria atirado acidentalmente em sua irmã mais nova quando brincavam no quarto de seus pais com uma das armas de propriedade de Cyro.

Tiago Vera Cruz teve a prisão preventiva decretada pelo juiz da 8ª Vara Criminal, Alberto Jorge Correia Barros Lima, a pedido do Ministério Público Estadual.

Código Penal

Pelo Código Penal Brasileiro, a prisão ou cela especial prevê um recolhimento do preso em local distinto da prisão comum. Nas características do local deve seguir os padrões que pode consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrência dos fatores de aeração, insolação e condicionamento térmico adequados à existência humana.