Categorias: Maceió

Chocolate ainda é a principal atração na Páscoa

Centenas de pessoas procuraram os shoppings e supermercados de Maceió, durante todo o dia, com esperanças de encontrar uma variedade razoável de ovos ainda intactos - para presentear ou para o consumo - já que grande parte é quebrada durante o tumulto das compras.

Elaine Rodrigues

Elaine Rodrigues

Ele está por toda parte. A três dias da Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e nas doçarias, para atender a tradição de presentear familiares e amigos com a guloseima, exigindo muita força de vontade de quem não pode ou não quer sucumbir à tentação.

Tradição na páscoa desde 1828, os ovos de chocolate se tornaram uma prática comum entre os povos do ocidente, mas embora tenham surgido de uma tradição religiosa, nada tem a ver com as tradições da igreja católica. O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes.

O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. O desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.

Centenas de pessoas procuraram os shoppings e supermercados de Maceió, durante todo o dia, com esperanças de encontrar uma variedade razoável de ovos ainda intactos – para presentear ou para o consumo – já que grande parte são quebrados durante o tumulto das compras. No maior shopping de Alagoas, o Iguatemi, a situação não é diferente. Clientes passeiam pelas lojas com sacolas enormes de ovos, coelhos e caixas de chocolate.

A previsão dos comerciantes dos produtos de páscoa é que até o fechamento dos estabelecimentos, tenham vendido pelo menos 70% da mercadoria.

Benefícios e malefícios do chocolate

Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides – antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares- e de substâncias precursoras da serotonina – responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas – A, B, C, D e E – e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

Chocólatras esperam o ano inteiro pela páscoa

Nesta época do ano, não tem ameaça de espinhas, aumento de peso, perigo de diabetes, absolutamente nada que contenha os alucinados por chocolate; os chamados “chocólatras”. Eles aguardam o ano inteiro para se debruçar nos ovos e coelhinhos de chocolate, típicos da páscoa.

Conhecidos pelo consumo exagerado e dependência do produto, eles afirmam que é impossível ir a um supermercado, shopping, ou loja, e não querer comprar todos. “Quando vejo aquelas fileiras enormes de ovos de chocolate, dá vontade de comprar pelo menos um de cada tipo”, afirma a estudante de publicidade Aline Parízio de Sousa.

Chocólatra assumida, ela explica que a paixão por chocolate esbarra no vício. “Quando passo um tempo sem comer, fico de mal-humor. Por isso, como sempre: quando estou triste, para me alegrar e quando estou alegre, para comemorar. Chocolate é o melhor gosto doce que existe, simplesmente não dá para viver sem”, explica Aline Parízio.

Apesar de ter comprado bastante chocolate para presentear, ela espera receber muitos ovos, caixas, ou outras guloseimas à base do produto. “Já comprei alguns chocolates para mim, para algumas pessoas, mas estou esperando receber muitos, não sei quantos”, completa.

Com informações da Folha