Categorias: Educação

Adiada entrega do cartão de inscrição para exames supletivos

Neste período, os interessados devem procurar os locais onde efetuaram as inscrições para receber o documento que lhes garantirá o acesso ao local das provas, previstas para os dias 10 e 11 de junho. A mudança na data de entrega aconteceu devido a problemas operacionais.

A Secretaria Executiva de Educação adiou até o dia 11 de maio a entrega dos cartões de inscrição aos mais de 14 mil candidatos que participarão dos exames supletivos de educação básica 2006 (1ª etapa). Neste período, os interessados devem procurar os locais onde efetuaram as inscrições para receber o documento que lhes garantirá o acesso ao local das provas, previstas para os dias 10 e 11 de junho. A mudança na data de entrega aconteceu devido a problemas operacionais.

Para receber o cartão, o candidato deve apresentar os documentos com os quais se inscreveu nos exames (incluindo o CPF) e o comprovante de inscrição. Em caso de recebimento por terceiros, é necessária a apresentação dos documentos originais de CPF, RG e cópias autenticadas. Se o candidato perder ou tiver roubados seus documentos, deve apresentar o Boletim de Ocorrência (BO), com prazo de 30 dias. Nos dias de prova, entretanto, deve apresentar segunda via do documento.

No cartão que será entregue constará o local onde será realizada a prova de redação, no dia 16 de junho para aqueles que obtiverem média igual ou superior a 50 pontos na prova de Língua Portuguesa (5ª a 8ª série e ensino médio). A prova de redação é obrigatória a todos os candidatos aprovados nesta disciplin, e, caso o aluno não compareça, não poderá receber a certificação de conclusão da disciplina.

Segundo a coordenadora dos exames, Aparecida dos Santos, nos dias das provas será necessário que os candidatos apresentem o cartão de inscrição, CPF e um documento de identificação com foto.

Provas

A primeira etapa dos exames deste ano contará com a participação de 14.160 candidatos, os quais buscam a aprovação nas provas para obter a certificação do ensino fundamental ou médio. A 5ª CRE, com sede em Arapiraca, registrou o maior número de inscritos. Lá, 3.284 jovens e adultos estão cadastrados para participar dos exames.

As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de junho, na capital e no interior. Os candidatos estão distribuídos em três níveis de ensino: ensino fundamental de 1ª a 4ª série, ensino fundamental de 5ª a 8ª série e ensino médio.

No sábado, dia 10, farão provas apenas os inscritos nas disciplinas de matemática, biologia e história do ensino médio. Os exames têm início às 19h, mas o candidato deve comparecer ao local com uma hora de antecedência.

No domingo, dia 11, das 8h às 12h, será a vez dos candidatos que irão concluir as séries 1ª e 4ª fazerem provas de português, matemática, artes, história, geografia e ciências naturais. Já os inscritos para o ensino fundamental de 5ª a 8ª série farão neste horário provas de português, matemática e artes; e os de ensino médio, de português, artes, inglês (ou espanhol) e fundamentos socio-filosóficos.

À tarde, das 14h às 17h, serão realizadas as provas das disciplinas de ciências, história, geografia, inglês (ou espanhol), para os candidatos de 5ª a 8ª série; e de física, química e geografia, para os de ensino médio. Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos. Caso obtenha aprovação em apenas algumas disciplinas, o aluno pode se inscrever na próxima edição dos exames somente para fazer a prova daquelas nas quais ficou pendente.