A novidade para as eleições 2006 é que os partidos políticos serão obrigados a usar o sistema CandEx para registrar os seus candidatos.
O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, abriu hoje o encontro de diretores-gerais, secretários judiciários e de informática da Justiça Eleitoral. Pela manhã, foi apresentado o sistema de candidaturas. A novidade para as eleições 2006 é que os partidos políticos serão obrigados a usar o sistema CandEx para registrar os seus candidatos.
Com o sistema CandEex, todos os pedidos de registro de candidatura serão entregues em disquete. Dessa forma, será eliminada a digitação dos dados pela Justiça Eleitoral. Além disso, o sistema permitirá a checagem imediata dos dados fornecidos pelo partido com os dados constantes no cadastro eleitoral como, por exemplo: nome, data de nascimento, grau de instrução, número do título e ocupação. Caso haja divergências, o candidato deverá apontar quais dados estão atualizados.
A declaração de bens dos candidatos que , de acordo com a lei 9.504/97, tem de ser entregue junto com o pedido de registro de candidatura, também vai ser informada no sistema CandEx, o que permitirá aos eleitores consultar, pela internet, os dados dos candidatos.
Quando o partido gravar os dados do candidato no disquete, o sistema vai gerar um código de segurança, que será conferido pela Justiça Eleitoral quando do pedido de registro. Isso evitará possíveis alterações de dados fornecidos pelos candidatos.
Apesar dos dados serem fornecidos por meio eletrônico, o candidato também deverá entregar o pedido impresso no ato do registro, bem como uma foto 5×7.
O encontro, que termina na tarde de hoje, ainda discutirá o sistema de propaganda eleitoral e o orçamento para as eleições 2006 .