O trabalho do Comdec vem sendo facilitado desde que os Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) foram implantados, no segundo semestre do ano passado. Cada Nudec é localizado numa região considerada problema – por estar próximo a moradias de encostas e grotas - , e foram criados com o intuito de formar fiscais da Defesa Civil nessas localidades ajudando assim o trabalho da Defesa Civil.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) intensificou a fiscalização nas áreas consideradas de risco em toda cidade desde a manhã desta segunda-feira (15). Segundo o coordenador do órgão, Adriano Augusto, as chuvas que começaram a cair na madrugada de ontem e até o final da manhã eram pouco volumosas, mas no decorrer da tarde intensificaram-se. “Estamos de alerta e prontidão pois esse tipo de chuva deixa as regiões de encosta supersaturadas aumentando o risco de deslizamento de tera”, salientou Augusto.
Os pontos mais críticos da cidade estão nas áreas de encostas e nas grotas e grotões, como por exemplo as grotas do Rafael , no Jacintinho, a da Santa Helena, por trás do supermercado Makro, no Tabuleiro, e as grotas de Chã Nova e Monte Alegre, localizadas por trás da sede da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), que fica nas proximidades da Gruta de Lourdes.
O trabalho do Comdec vem sendo facilitado desde que os Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) foram implantados, no segundo semestre do ano passado. Cada Nudec é localizado numa região considerada problema – por estar próximo a moradias de encostas e grotas – , e foram criados com o intuito de formar fiscais da Defesa Civil nessas localidades ajudando assim o trabalho da Defesa Civil.
A Comdec deixa o telefone 3315 – 4779 à disposição da população para registro de casos de perigo de deslizamento de terra ou situações de risco.