O grande palco da história política de Alagoas – o Palácio Floriano Peixoto - virou um museu de fato. Suas portas serão abertas ao público, na noite de hoje, às 20 horas. A data foi escolhida pela Secretaria Executiva de Cultura (Secult) por ser o Dia Internacional do Museu. Em Alagoas, o Floriano Peixoto, já foi o cenário de transformações políticas e econômicas.
O grande palco da história política de Alagoas – o Palácio Floriano Peixoto – virou um museu de fato. Suas portas serão abertas ao público, na noite de hoje, às 20 horas. A data foi escolhida pela Secretaria Executiva de Cultura (Secult) por ser o Dia Internacional do Museu. Em Alagoas, o Floriano Peixoto, já foi o cenário de transformações políticas e econômicas.
A história que vai desde a criação do Estado de Alagoas com a separação de Pernambuco, até os dias atuais estará sendo contada nas paredes, móveis e quadros do Floriano Peixoto. Todas as salas, antes usadas em reuniões, convenções e acordos políticos agora está aberta ao público, com a áurea especial do poder.
Conforme a coordenação da Secretaria Executiva de Cultura (Secult), a abertura é a primeira etapa do projeto que visa transformar o palácio em museu. Neste primeiro momento, quem for ao Museu Político Floriano Peixoto, vai ter acesso às esculturas, pratarias, móveis e telas, entre estas as do artista plástico Rosalvo Ribeiro. As obras do artista – durante muito tempo – estiveram fechadas no Salão dos Despachos, Salão Nobre e Sala de Jantar.
“A abertura do Palácio Marechal Floriano Peixoto à visitação pública reflete um anseio popular e desmistifica o isolamento entre a classe política e seu povo, valorizando nossa identidade cultural, ao passo que leva a conhecimento figuras e fatos cruciais na construção da história alagoana”, enfatiza Paulo Poeta, secretário executivo de Cultura.
Após a solenidade de quinta, o palácio poderá ser visitado de segunda a sábado, das 9h às 17h. Paralelo às visitações, uma equipe técnica da Secult estará trabalhando para concretizar a segunda etapa do projeto, que irá disponibilizar outros ambientes e transformar o palácio no Museu Histórico de Alagoas – Palácio Marechal Floriano Peixoto, com data prevista para inauguração em setembro. A idéia é ampliar o roteiro de visitação criando áreas para exposições permanentes e temporárias.
Quem for ao palácio prestigiar a solenidade de abertura terá a oportunidade de vivenciar os bastidores do poder com a performance do Grupo Teatral Cena Livre, que irá encenar algumas decisões políticas. No Salão Nobre, a música instrumental do quarteto O Dom do Som dará uma idéia do glamour dos bailes do palácio.