O governador disse que foi informado sobre os possíveis ataques do Primeiro Comando da Capital, PCC, ao Estado de Alagoas, mas estes não ocorreram “porque o Serviço de Inteligência da Polícia foi reforçado e se preparou”.
Considerada o tema com prioridade no Governo de Luis Abílio, a segurança pública em Alagoas está prestes a ganhar a melhor tecnologia artificial do mundo. Hoje, o software de Inteligência Digital, denominado IDSeg, foi apresentado à cúpula de Segurança Pública e o projeto deve começar a ser preparado na próxima semana.
“O projeto é uma forma de melhorar o sistema de segurança, é a tecnologia nos ajudando a enfrentar a criminalidade. Só que nós temos que entregar esse e outros projetos para serem assinados até o dia 30 de junho, por causa dos prazos eleitorais, por isso a pressa”, afirmou o governador.
Entre os outros projetos a serem entregues à Secretaria Nacional de Segurança Pública, também está um convênio para a construção da Casa de Custódia e outro que solicita mais recursos para adquirir novos equipamentos para a área de segurança pública.
O IDSeg funcionará como um grande banco de dados, que possibilitará à Polícia cruzar informações para investigar melhor os criminosos. O sistema ainda conta com hierarquia no acesso às informações, para que gestores da área de segurança possam definir qual o nível de acesso a essas informações pelos integrantes da polícia e, no último Congresso Mundial de Tecnologia para a Área de Segurança, em 2003, o IDSeg ficou em primeiro lugar em inteligência artificial.
O governador disse ainda que foi informado sobre os possíveis ataques do Primeiro Comando da Capital, PCC, ao Estado de Alagoas, mas estes não ocorreram “porque o Serviço de Inteligência da Polícia foi reforçado e se preparou”. Ainda de acordo com Abílio, o incêndio ocorrido nesta manhã, na sede do Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais, o Tigre, não tem nenhuma ligação com os ataques que ainda continuam em São Paulo, mas foi um incidente.
A suspeita é de que um celular, que estava carregando na sala de munições e armamentos, tenha explodido, causando o incêndio. Provisoriamente, o Tigre ficará instalado na antiga sede da Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano, na ladeira dos Martírios, e, segundo Abílio, o governo estuda a hipótese de comprar o prédio para que a transferência seja definitiva.