O governador Luis Abílio prestigia - daqui a pouco - no conjunto Benedito Bentes, o início da colheita do projeto Plante Bem Cidadão, cuja produção chega a três toneladas de feijão verde plantados por pessoas carentes da comunidade.
O governador Luis Abílio prestigia – daqui a pouco – no conjunto Benedito Bentes, o início da colheita do projeto Plante Bem Cidadão, cuja produção chega a três toneladas de feijão verde plantados por pessoas carentes da comunidade.
De iniciativa da Secretaria Executiva de Agricultura, em parceria com a Prefeitura Comunitária e usinas de açúcar da região, o projeto atende a 1.100 famílias, formadas por desempregados, idosos e donas-de-casa.
Funcionando há três anos, o Plante Bem Cidadão vem beneficiando cerca de seis mil pessoas. Numa área de 150 hectares cedida pelas usinas Santa Clotilde e Cachoeira do Meirim, as famílias vêm plantando feijão verde com sementes doadas pelo governo estadual.
Pelo projeto, parte da colheita vai para instituições de caridade da capital e outra parte destinada à venda. Diante dos bons resultados obtidos e do alcance social, outras usinas estão interessadas em ceder novas áreas para o projeto, que vem se constituindo em alternativa de renda para as famílias cadastradas.
É o caso do pequeno agricultor José Benedito da Silva, 56 anos, que vem plantando feijão e melancia – esta para consumo próprio. Com uma família de nove pessoas, ele deve colher 60 quilos de feijão verde. Com a venda do produto, ele espera ajudar no sustento da família.
“Com a venda, pretendo comprar mais comida pra casa e ficar com um dinheiro para pagar as contas de casa por algum tempo”, disse, esperançoso em melhorar de vida com o início hoje da colheita. “Esse projeto é uma benção do céu”, agradeceu.