Partindo da história de vida do Menestrel das Alagoas, a Fundação Teotônio Vilela insere temáticas sociais de combate à violência e de motivação do exercício da cidadania na XXIII Semana Teotônio Vilela - 27 de maio a 4 de junho.
Além de shows, como o de Fafá de Belém e palestras do rapper MV Bill, autor do documentário Falcão – Meninos do Tráfico, a Semana terá entrega de comendas e abertura de Acervo e Biblioteca do Menestrel das Alagoas
Partindo da história de vida do Menestrel das Alagoas, a Fundação Teotônio Vilela insere temáticas sociais de combate à violência e de motivação do exercício da cidadania na XXIII Semana Teotônio Vilela – 27 de maio a 4 de junho.
A programação acontece simultaneamente em Maceió, Viçosa, cidade natal do Menestrel, e no município que leva seu nome: Teotônio Vilela. O tema geral “Ética, Paz e Desenvolvimento” traduz o objetivo da semana: despertar na população a consciência da cidadania. Implica em atentar para a importância de cobrar direitos e exercer deveres com responsabilidade social, buscando o fim da impunidade e, conseqüentemente, a paz, como explica a superintendente da Fundação, Janice Vilela.
“Queremos lembrar também a história de vida do Senador, que completaria 89 anos de idade este ano, o seu exemplo de força, tanto no enfrentamento dos ideais políticos (princípios democráticos reconhecidos publicam,ente até pelos adversários), como na luta contra o câncer.
O momento é de reflexão da importância da paz, ética, liberdade e democracia, tão amplamente defendidos pelo Menestrel, e que ainda mobilizam a sociedade brasileira, num delicado momento de explosão da violência e de dezenas de denúncias de desvio de conduta ética, como os motins nos presídios e os valeriodutos”.
A abertura será com um show de Fafá de Belém, no próximo sábado, dia 27, às 21 horas, no Ginásio do Sesi, Trapiche, aberto ao público – entrada franca. A organização sugere ao público levar um saco de leite em pó, que será doado a Casa de Apoio Lenita Quintela e à APALA. Durante o show, Fafá receberá a Comenda Teotônio Vilela pela contribuição à cidadania com sua efetiva participação no movimento em prol da democracia e eleições diretas no País.
MV Bill, o rapper, autor do documentário Falcão – Meninos do Tráfico, que chocou o País com cenas reais e fortes depoimentos de crianças dos morros cariocas, com armas, drogas e sem nenhuma perspectiva de futuro, exibido pela TV Globo, durante várias semanas no Fantástico, será o palestrante do domingo, dia 28 de maio, no ciclo de palestras (serão três, uma por noite), no Hotel Ritz Lagoa da Anta.
O rapper Alex Barbosa, conhecido como MV Bill, (que significa Mensageiro da Verdade, entrevistado este mês pela revista Playboy) contará a experiência nas favelas, local onde vive até hoje, sobre desigualdade social e violência, contextualizando a criança nesse cenário onde a cidadania é violentada.
Na palestra entitulada Falcão – Uma História em Busca de Paz e Justiça Social, que terá início às 19:30 horas, depois da entrega de Comendas para Aldo Rebelo e Vladimir Carvalho, será abordado o tema sobre o documentário exibido pela TV Globo, e transformado em livro. Logo após, o rapper fará seu lançamento com exclusividade em Maceió, com noite de autógrafos.
Na segunda-feira, 29, o jornalista Ricardo Noblat, que trabalhou anos em editoria de política nos principais jornais do País, é o palestrante que falará sobre Internet: O Blog Jornalístico a Serviço da Ética e da Cidadania.
Mobiliza estudantes, professores e diretores das redes pública e particular. Dentro da programação da 23ª Semana Teotônio Vilela, haverá o lançamento, dia 29, a partir das 16 horas, no Ritz Lagoa da Anta, para estudantes da 5a série do ensino fundamental até o 3O ano do ensino médio do Concurso de Redação com o tema da Semana, com o objetivo de estimular os alunos a conhecer a história recente do País, através do papel do Menestrel das Alagoas. A premiação se estenderá ao aluno vencedor, ao seu professor de redação e ao diretor da escola em que estuda.
Encerrando o ciclo de palestras, na terça-feira (30/5), o ator global Tony Correia abordará o tema motivação e cidadania, às 19 horas, no Ritz Lagoa da Anta. Será uma palestra espetáculo, onde o artista interpreta uma colagem de textos de Fernando Pessoa e Luis Camões, mais precisamente o Recital Navegar É Preciso. Famoso internacionalmente, Tony Correia é português de origem, e tem realizado espetáculos em todo o País.
Para valorizar a cultura e artistas alagoanos, a 23ª Semana Teotônio Vilela manterá um Pólo Cultural, de 29 de maio a 1º de junho, no Museu Théo Brandão, a partir das 18 horas, com apresentação de folguedos, exibição do filme O Evangelho Segundo Teotônio, de Vladimir Carvalho, show de um cantor alagoano por noite: Fernanda Guimarães, Wilson Miranda, Leureny Barbosa, Junior Almeida, Máclein e Banda Dona Maria, que aliás estarão na abertura do show de Fafá de Belém, dia 27 no Ginásio do SESI.
Outro ponto alto da programação, será na sexta-feira, 2 de junho, às 10 horas, com a abertura ao público do acervo do Memorial Teotônio Vilela, na Pajuçara, com pertences pessoais do senador, como chapéu, óculos, bengala, além de um Túnel do Tempo, exposição de fotos que retratam do nascimento á morte do Menestrel das Alagoas.
Já o acervo de livros, cerca de 2 mil, formarão a Biblioteca homônima, dentro da Associação Comercial, inaugurada no mesmo dia, às 18:30 horas, juntamente com a nova sede da própria Fundação, no bairro de Jaraguá, onde funcionava a antiga Casa da Sogra, em frente a Associação Comercial de Maceió.
Na oportunidade serão homenageados com a Comenda Teotônio Vilela – em função do exemplo de cidadania e ética que são, cada um na sua atividade, personalidades como o cantor Djavan, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, o cineasta Cacá Diegues, a professora Maria Ivone Loureiro, o governador Ronaldo Lessa, dentre outros.
Na cidade de Viçosa acontece no dia 31, às 16 horas, quarta-feira, exibição do filme “O Evangelho Segundo Teotônio”, de Vladimir Carvalho, lançamento do Concurso de Redação e apresentação musical de estudantes da cidade.
Já em Teotônio Vilela o mesmo filme será mostrado no dia 4 de junho, domingo, com o lançamento do Concurso de Redação, apresentação de dança do Grupo de Meninas da Terceira Idade de Teotônio Vilela, shows com Filhos do Zé do Cavaquinho e Tororó do Rojão.
O encerramento da XXIII Semana Teotônio Vilela, em Maceió, será no Benedito Bentes I, na quadra poliesportiva, com o show das bandas Brucelose e Karisma, a partir das 20 horas. Toda a programação é gratuita.